Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
25/01/2024 às 20:43 - há XX semanas | Autor: Da Redação

TECNOLOGIA E SAÚDE

Instituições baianas capacitam profissionais para cirurgias robóticas

Em breve, os simuladores passarão por outros dois hospitais públicos na Bahia

Imagem ilustrativa da imagem Instituições baianas capacitam profissionais para cirurgias robóticas
-

As Obras Sociais Irmã Dulce e o Hospital Mater Dei Salvador realizam nesta quinta, 25 e sexta-feira, 26, um treinamento para cirurgiões usando simuladores de realidade virtual de última geração para cirurgia robótica.

O treinamento, idealizado pelo Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) em parceria com a Endocompany, vai simular cirurgias e situações adversas, com detalhes da anatomia do corpo humano, para que os participantes aprendam na prática a utilizar o robô cirurgião. Em breve, os simuladores passarão por outros dois hospitais públicos na Bahia, o que reacende a discussão sobre a viabilidade econômica dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o urologista Nilo Jorge Leão, chefe do programa de cirurgia robótica e da urologia do Hospital Mater Dei Salvador, apesar de hospitais do estado e do município ainda precisam resolver questões básicas, como falta de leitos de UTI e outras questões mais urgentes antes de evoluírem para a aquisição da tecnologia robótica, algumas instituições podem reforçar o uso da ferramenta na Bahia.

“Instituições como as Obras Sociais Irmã Dulce, por serem formadoras de gerações de médicos, talvez possam viabilizar a verba através de apoios federais ao ensino e pesquisa, o que faria mais sentido na conjuntura dos preços atuais”, defendeu o médico, que também coordena a Uro-oncologia das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e a Urologia do Hospital Municipal de Salvador (HMS).

Para o urologista Felipe Pinho, um dos coordenadores da imersão em realidade virtual e vice-coordenador da Urologia do HMS, qualificar o máximo de cirurgiões da Bahia para realização de cirurgias robóticas é importante porque “comprovadamente, a tecnologia robótica melhora resultados cirúrgicos e possibilita uma recuperação muito mais rápida aos pacientes”, afirmou. Com a utilização de sistemas robóticos, os cirurgiões têm acesso à visão tridimensional de alta definição e a instrumentos articulados que proporcionam uma precisão excepcional durante procedimentos delicados. Isso resulta em menos sangramento, menor trauma nos tecidos circundantes e alta hospitalar mais rápida para os pacientes.

Assuntos relacionados

cirurgia robotica cirurgias e situações adversas Hospital Mater Dei Salvador Obras Sociais Irmã Dulce simuladores de realidade virtual treinamento para cirurgiões

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cirurgia robotica cirurgias e situações adversas Hospital Mater Dei Salvador Obras Sociais Irmã Dulce simuladores de realidade virtual treinamento para cirurgiões

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

cirurgia robotica cirurgias e situações adversas Hospital Mater Dei Salvador Obras Sociais Irmã Dulce simuladores de realidade virtual treinamento para cirurgiões

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Cerca de 50 kg de maconha são apreendidos em ônibus de turismo na Bahia

Play

Raimundinho da JR recebe nota de repúdio de estudantes

Play

Guerra do tráfico deixa três mortos em 48 horas na RMS

Play

Vídeo: mulher sofre tentativa de estupro em Salvador

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA