PATRIMÔNIO
Iphan vai reformar casarões históricos ocupados por vulneráveis
Ministra da Cultura, Margareth Menezes, também anunciou a restauração do Mercado de Santo Amaro,

Por Lula Bonfim e Alan Rodrigues

A Bahia irá receber R$ 50 milhões de investimentos no patrimônio cultural, para realização de obras e projetos. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante agenda do presidente Lula em Salvador.
Salvador, Cachoeira, Itaparica, Maragogipe e Santo Amaro serão as cidades contempladas. Nesta última, Margareth confirmou a restauração do mercado municipal, onde acontece o único candomblé de rua do mundo, o "Bembé do Mercado".
"Um patrimônio histórico da cultura afro-brasileira e que para nós tem uma simbologia muito grande", destacou a ministra em sua fala. Margareth também anunciou o programa Canteiro Modelo e Preservação, que pretende recuperar imóveis tombados localizados em centros históricos e ocupados por famílias de baixa renda.
A ideia é evitar desabamentos e incêndios que com frequência destroem esse patrimônio, e tornar os habitantes responsáveis pela conservação. "Estamos nesse momento recuperando imóveis de pessoas de baixa renda na Gamboa", disse Margareth, arrancando aplausos dos presentes.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes