PATRIMÔNIO
Iphan vai reformar casarões históricos ocupados por vulneráveis
Ministra da Cultura, Margareth Menezes, também anunciou a restauração do Mercado de Santo Amaro,
Por Lula Bonfim e Alan Rodrigues
A Bahia irá receber R$ 50 milhões de investimentos no patrimônio cultural, para realização de obras e projetos. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante agenda do presidente Lula em Salvador.
Salvador, Cachoeira, Itaparica, Maragogipe e Santo Amaro serão as cidades contempladas. Nesta última, Margareth confirmou a restauração do mercado municipal, onde acontece o único candomblé de rua do mundo, o "Bembé do Mercado".
"Um patrimônio histórico da cultura afro-brasileira e que para nós tem uma simbologia muito grande", destacou a ministra em sua fala. Margareth também anunciou o programa Canteiro Modelo e Preservação, que pretende recuperar imóveis tombados localizados em centros históricos e ocupados por famílias de baixa renda.
A ideia é evitar desabamentos e incêndios que com frequência destroem esse patrimônio, e tornar os habitantes responsáveis pela conservação. "Estamos nesse momento recuperando imóveis de pessoas de baixa renda na Gamboa", disse Margareth, arrancando aplausos dos presentes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes