ERVA-CIDREIRA
Jovens baianas descobrem planta que combate apodrecimento da banana
Pesquisa é feita na rede estadual de ensino e é parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação
Por Da Redação

Uma equipe formada por cinco alunas do Colégio Estadual Antônio Figueiredo, de Ibiassucê, no Sudoeste do estado, descobriu que a erva-cidreira pode combater apodrecimento da banana da prata.
Orientadas pela professora Fernanda Ilaria, as jovens Lavínnia Cardoso, Maria Fernanda Silva, Luna Fernandes Farias, Helaine Pereira e Isadora Vasconcelos utilizaram o óleo da planta em questão nas frutas usadas na pesquisa e constataram retardo em seu amadurecimento.
As bananas, sem as substâncias, ficaram com manchas escuras e houve início do processo de apodrecimento. Já a amostra testada com óleo de erva-cidreira teve uma maturação mais saudável, segundo a professora Fernanda Ilaria.
O consumo da banana da prata é comum no Sudoeste da Bahia, onde há muitos produtores da fruta. A proposta de pesquisa teve início quando as alunas perceberam que havia grande desperdício de bananas.
“Já que é uma fruta perecível e tem, muitas vezes, o transporte e conservação inadequados, a banana apodrece muito rápido. Com isso, a ideia surgiu com o objetivo de retardar o processo de amadurecimento da fruta, ajudando assim os produtores e os consumidores”, diz a professora Fernanda Ilaria.
O projeto, que está em andamento, faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, com participação na 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes