Litoral baiano tem 25 praias impróprias para banho neste fim de semana | A TARDE
Atarde > Bahia

Litoral baiano tem 25 praias impróprias para banho neste fim de semana

Publicado sábado, 05 de outubro de 2019 às 11:35 h | Atualizado em 05/10/2019, 11:53 | Autor: Da Redação | Foto: Raphael Muller | Ag A TARDE
Salvador possui 15 praias impróprias para banho
Salvador possui 15 praias impróprias para banho -

Um levantamento divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) nesta sexta-feira, 4, revelou que 25 praias do litoral da Bahia estão impróprias para banho neste fim de semana.

Além de 15 praias impróprias em Salvador, algumas praias da Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros e Costa do Cacau estão entre as áreas que devem ser evitadas pela população (confira lista abaixo).

As amostras de água são coletadas para análise de balneabilidade semanalmente, durante a manhã, em locais de maior concentração de banhistas.

De acordo com Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes, 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

Os banhistas podem consultar informações sobre a qualidade das praias no aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android.

O Inema destaca que durante período chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Também é desaconselhável, mesmo em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Publicações relacionadas