BAHIA
Mãe Stella recebe título de cidadã em Santo Antônio de Jesus

Por Cristina santo Pita l Sucursal Santo Antônio de Jesus
A ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá e membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), Mãe Stella de Oxóssi, de 90 anos, recebe na quinta-feira, 27, o título de Cidadã Santoantoniense. A cerimônia será realizada no Hotel Parati, em Santo Antônio de Jesus (distante a 185 km de Salvador), no Recôncavo baiano.
Mãe Stella, uma das mais conhecidas sacerdotisas do candomblé baiano, ocupa a cadeira de número 33 da ALB, que tem como patrono Castro Alves. Ela assumiu a vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro.
A homenagem foi sugerida pelo vereador do PP Antônio Almeida Santos, conhecido como Luís do Alto. Ele é o atual presidente do Legislativo municipal. A principal justificativa para o título é o reconhecimento pela trajetória da ialorixá em defesa da sua herança cultural afro-brasileira.
"A Câmara concede o título a pessoas que tenham se distinguido de forma significativa dentro de sua área de atuação. Além disso, Mãe Stella tem um projeto social importante, que é a biblioteca itinerante, e que estará quinta-feira (27), na Praça Renato Machado, às 9h, em Santo Antônio", disse o vereador.
A Animoteca é um ônibus adaptado, que funciona como uma biblioteca itinerante, onde há um acervo com 300 títulos ligados à espiritualidade de autoria de Mãe Stella e outros autores com temas e curiosidades de todas as religiões.
Mãe Stella, que chegou na tarde desta terça, 25, em Santo Antônio de Jesus, considera o mais novo título como uma recompensa. "É um título inédito, pois sou de Salvador. Porém, é mais um reconhecimento, uma recompensa pela luta em defesa da religião de matriz africana. Eles acreditam em mim, na minha obra e isso é gratificante", ressaltou a religiosa, que nesta quarta, 26, a partir das 14h, participa da roda de diálogo específica, 'Encantada Espiritualidade', na Câmara de Vereadores, onde será entrevistada por pessoas de diversas áreas, estudantes, professores e religiosos.
O título é mais uma honraria que vem se somar às conquistadas por Mãe Stella. Ela já foi agraciada com a Medalha Maria Quitéria, da Câmara Municipal de Salvador; a da Ordem do Cavaleiro, do governo da Bahia; comenda do Ministério da Cultura, além do título de Doutor Honoris Causa, da Ufba, concedido em 2005.
Mãe Stella é autora de 'E daí Aconteceu o Encanto', escrito em parceria com Cléo Martins e publicado em 1988; 'Meu Tempo é Agora '(1993); 'Oxóssi, o Caçador de Alegrias' (2006), 'Owé- Provérbios', lançado em 2007 e 'Epé Laiyé - Terra Viva', voltado para o público infanto-juvenil.
Há 39 à frente do Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Stella é a quinta ialorixá a ocupar o comando do terreiro que completou 100 anos em 2010. Enfermeira aposentada, ela foi a responsável pela instalação no Afonjá do Museu Ohun Lailai e da Escola Eugênia Anna dos Santos, que é uma das referências no ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



