BALANÇO TRIMESTRAL
Mais de 30 mil ligações irregulares são removidas pela Coelba
Distribuidora vem investindo em tecnologias que possibilitam identificar possíveis fraudes à distância
Por Da Redação
Cerca de 31.236 ligações irregulares de energia foram removidas pela Neoenergia Coelba, em toda a Bahia, nos três primeiros meses deste ano. Segundo a empresa, esse volume significa que, em média, 347 fraudes, por dia, foram encontradas pelos profissionais.
A distribuidora estima que a energia recuperada nas ações de combate ao furto de energia foi de 92 milhões de quilowatt/hora, que seria suficiente para abastecer todo o município de Feira de Santana - o segundo maior do Estado, durante 45 dias.
Ainda de acordo com a Neoenergia Coelba, o número de ligações irregulares encontradas no primeiro semestre de 2023 foi cerca de 11% superior ao volume removido nos três primeiros meses de 2022 (28.584).
“Ao observarmos os números, verificamos que foram realizadas menos ações em campo em 2023 (62 mil) quando comparamos a 2022 (74 mil), porém encontramos mais irregularidades. Isto se deve ao aprimoramento e aquisição de novas tecnologias para que possamos aumentar a assertividade das operações de combate ao furto de energia. Hoje já conseguimos identificar uma possível irregularidade à distância através dos nossos sistemas, por exemplo”, explicou o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida.
Uma das principais mudanças, segundo a concessionária, é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras. Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.
A Neoenergia Coelba também informou que substituiu 34 mil medidores de energia elétrica por novos, mais modernos e eficientes. Esses equipamentos foram instalados no lugar dos aparelhos que poderiam estar obsoletos e/ou com possíveis defeitos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes