CAPITANIA DOS PORTOS
Marinha do Brasil realiza “Operação Carnaval” no litoral baiano
Ações de fiscalização do tráfego aquaviário vão ser intensificadas no período carnavalesco
Por Da Redação
Entre os dias 16 a 22 de fevereiro, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos da Bahia vai intensificar, durante o carnaval, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário em todo litoral baiano. A operação vai contar com 300 militares, 36 embarcações como lanchas e motos aquáticas, e mais 25 viaturas vão ajudar na fiscalização dos 1100 km de extensão da costa litorânea do estado.
A ação, que é realizada em todo o país entre os meses de dezembro e março, tem o objetivo de preservar a vida humana no mar e rios, bem como a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica das embarcações. Já foram realizadas pela CBPA 5.437 abordagens a embarcações, sendo que 197 foram notificadas; 58 foram apreendidas; e 58 testes de alcoolemia foram aplicados.
As embarcações em navegação ou atracadas vão ser abordadas para que sejam verificadas as documentações; habilitação dos condutores e estado de conservação dos equipamentos de salvatagem (coletes salva-vidas e bóias), extintores de incêndio e luzes de navegação; além de teste de alcoolemia nos condutores.
Uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) e Defesa Civil (Codesal), vai realizar fiscalização do Parque Marinho da Barra, com o objetivo de restringir o fundeio de embarcações na área dos naufrágios: Bretagne, Germânia e Miraldi. Fiscalizações vão ser feitas em diversas locais onde é registrado grande apelo do turismo náutico.
No sul da Bahie fiscalizações vão ser coordenadas pelas Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e Porto Seguro, subordinadas à CPBA, que tem o objetivo de promover as ações com o objetivo de conscientizar condutores e passageiros a navegarem com segurança, tendo como príncipio “orientar e educar antes de notificar”.
Em caso de descumprimento das regras previstas na Lei de Segurança do Trafego Aquaviário (Lei nº 9.537/97), com constatação de irregularidades que coloquem em risco a segurança da navegação, o responsável pela embarcação deve ser autuado administrativamente, com a possibilidade de sofrer penalidades como multa, suspensão da habilitação, temporário ou em definitivo, de acordo com a gravidade da infração, podendo ter a embarcação apreendida.
A MB pede que qualquer situação de irregularidade no mar seja denunciada por intermédio de envio de fotos e vídeos das ocorrência para o telefone (71) 99968-7934 , via aplicativo instantâneo de mensagem. Emergências marítimas e fluviais são atendidas pelo número 185 (SALVAMAR) e (71) 3507-3777, disponíveis 24 h.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes