Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

MP-BA faz campanha de combate à violência sexual contra menores

Campanha deste ano tem como foco alertar professores e médicos sobre sinais de violência

Da Redação

Por Da Redação

20/05/2022 - 14:02 h
A campanha deixa claro que “um pequeno sinal pode esconder um grande problema”
A campanha deixa claro que “um pequeno sinal pode esconder um grande problema” -

O Ministério Público do Estado da Bahia lançou nesta semana, a nova campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Este ano, a campanha tem como foco especial os profissionais de saúde e educação, fazendo um alerta à importância deste profissionais no contexto de identifcação e proteção das vítimas.

Para debater o tema e explicar o objetivo da campanha, o programa Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM recebeu a promotora de Justiça, Márcia Rabelo Sandes, que é Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Criança e Adolescente do Ministério Público do Estado da Bahia,

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Nós temos essa realidade de um grande índice de violência sexual contra crianças e adolescentes. O mês de maio é destinada a dar visibilidade a essa discussão para que a sociedade também se envove nessa proteção. Todo ano, o MP-BA lança a campanha tentando implementar políticas públicas em defesa dessas crianças vítima", iniciou a promotora.

O MP-BA lembra aos profissionais que marcas físicas e mudanças de comportamento podem indicar o abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha deixa claro que “um pequeno sinal pode esconder um grande problema”, e convoca os profissionais a agir mesmo com a menor suspeita.

"Este ano em especial, a nossa campanha tem como foco os profissionais de eduação e saúde. O período da pandemia nos mostrou o quanto esses profissionais, que convivem no dia a dia com a criança são os primeiros a perceber uma mudança de conduta ou alguma forma de comunicação que revele que ela sofra algum tipo de violação dos direitos. Esse profissional é importante para noticiar esse fato para as autoridades competentes", disse Márcia Rabelo Sandes.

O MP agrega à essa preocupação a existência de normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que são voltadas, em especial, aos profissionais de saúde e educação no sentido de que comuniquem às autoridades competentes toda constatação de violência contra crianças e adolescentes.

"A mera suspeita já traz para esses profissionais a obrigação de comunicar. A dúvida já é o suficiente para gerar uma notícia de possível violação. A notificação é obrigatória e dentro da própria normativa de saúde, os profissionais tem que comunicar. No próprio ECA existe a previsão de infração administrativa quando o profissional de educação ou saúde deixa de informar a suspeita. Por isso o foco da campanha deste ano é trazer esses profissionais", afirmou a promotora.

O ECA dispõe que todo caso de violência a crianças e adolescentes deve ser comunicado ao Conselho Tutelar sem prejuízo de outras providências.

"Primeira porta de entrada para comunicação é o Conselho Tutelar, voltado para o acolhimento da criança e adolescente. Mas independente disso, o profissional também deve autorizar às autoridades de Justiça, como um delegado de polícia, aqui em Salvador temos uma delegacia especializada, e também o Ministério Público. Então são tomadas medidas protetivas para a criança e também medidas penais, buscando provas que permitam uma denúncia contra o agressor. Essas são as duas linhas", explicou a promtora sobre as ações tomadas após a suspeita de violência.

A campanha será divulgada nas redes sociais da Instituição (Instagram, Facebook e Youtube: @mpdabahia), no portal (www.mpba.mp.br) e também em TV de ônibus. As peças têm o objetivo de “dar visibilidade ao tema" A campanha do Ministério Público tem parceria da Plan International, Unicef, Instituto Aliança e Safernet e apoio da Bahia Norte e CLN.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A campanha deixa claro que “um pequeno sinal pode esconder um grande problema”
Play

Adulteração de combustíveis: polícia mira liderança criminosa na Bahia

A campanha deixa claro que “um pequeno sinal pode esconder um grande problema”
Play

VÍDEO: idosa fica ferida após carro capotar no bairro do Costa Azul

A campanha deixa claro que “um pequeno sinal pode esconder um grande problema”
Play

Dentista morre em grave acidente no interior da Bahia

A campanha deixa claro que “um pequeno sinal pode esconder um grande problema”
Play

Homem é acusado de dar golpe de quase R$ 4 milhões na RMS

x