Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

APÓS QUATRO MESES

MPF aguarda provas do caso Mãe Bernadete para avaliar investigação

Evidências foram colhidas pela Polícia Civil da Bahia junto à Polícia Federal

Por Agência Brasil e Redação

04/12/2023 - 18:10 h
Desde 2017, a ialorixá lutava por justiça à morte do filho Flávio Gabriel
Desde 2017, a ialorixá lutava por justiça à morte do filho Flávio Gabriel -

Há quase quatro meses após a morte da Yalorixá Mãe Bernadete, os dados que elucidam o caso ainda não foram encaminhados ao Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA). As evidências foram colhidas pela Polícia Civil baiana junto à Polícia Federal (PF), que avaliaram a possibilidade da existência de alguma lacuna na apuração conduzida pelas autoridades estaduais.

O procurador Ruy Nestor Bastos Mello, responsável por monitorar o inquérito aberto pela PF, informou que os documentos devem ser analisados minuciosamente para identificar se o caso vai a competência federal ou permanece na esfera estadual.

“A gente está no aguardo dessa documentação vir para a Justiça Federal para que possamos avaliar toda a investigação. Avaliar se realmente existe alguma lacuna, se eventualmente há alguma possibilidade de identificação da competência federal, ou se realmente a situação se mostra conforme denunciado [pelo Ministério Público Estadual (MPE)] e aí não teríamos o que fazer mais nesse caso”, disse à Agência Brasil.

O procurador ainda justifica que a ausência de algumas diligências sobre o caso ainda não foram esclarecidas devido a falta de acesso a toda a documentação, que estão sob posse das forças de segurança.

“Houve, de fato, um prejuízo para a Polícia Federal no sentido de não ter tido acesso a essa documentação”, conclui. “O MPE não entendeu que era o caso de atuação conjunta”.

Segundo Ruy Mello, o órgão ainda não pode avaliar se a motivação do crime seria diferente da apontada pela denúncia do MPE. “Não é possível dizer que a denúncia que foi apresentada encerrou o caso porque realmente eu não tive acesso ainda às provas que foram colhidas. Isso eu vou fazer posteriormente, junto com a Polícia Federal, que vai fazer essa análise para saber se há ainda alguma diligência a ser realizada”, destacou.

Mãe Bernadete foi assassinada com 24 tiros, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), no último dia 18 de agosto. Até o momento, a investigação apontou que a principal motivação teria sido “retaliação de um grupo responsável pelo tráfico de drogas naquela região”. O MPE já denunciou cinco pessoas pela morte.

Binho do quilombo

A Polícia Federal também apura a morte do filho de Mãe Bernadete, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, assassinado a tiros em 2017 após deixar a filha na escola. A família acredita que as mortes de Binho e Bernadete estão ligadas pelos mesmos mandantes.

Ruy Mello informou que o inquérito da PF sobre a morte de Binho ainda está em andamento e que, por enquanto, ainda não é possível concluir que os mandantes são os mesmos. “A gente não descarta que possa haver um vínculo, mas é tudo uma conjectura nossa. Não há, a princípio, nenhuma informação comprovada de que houve algum vínculo entre os dois homicídios”, explica.

O procurador federal destaca que o inquérito sobre a morte de Binho teve avanços importantes após a morte de Mãe Bernadete e que há uma atenção especial para ambos os casos no âmbito do MPF.

“Há uma equipe da Polícia Federal ainda de prontidão que está cuidando desses dois casos. Há uma atenção especial a esses dois casos que são realmente sensíveis e muito simbólicos. Estamos atuando com a máxima atenção possível nesses casos pela simbologia e pelo que eles representam para toda a comunidade quilombola”, conclui.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Desde 2017, a ialorixá lutava por justiça à morte do filho Flávio Gabriel
Play

Suposto assaltante é espancado até a morte em Salvador

Desde 2017, a ialorixá lutava por justiça à morte do filho Flávio Gabriel
Play

Fuga de detentos em Eunápolis completa um mês sem recapturas

Desde 2017, a ialorixá lutava por justiça à morte do filho Flávio Gabriel
Play

Ação da Polícia desarticula esconderijos de fuzil e drogas na Bahia

Desde 2017, a ialorixá lutava por justiça à morte do filho Flávio Gabriel
Play

Carro submerso, poste caído e mais: chuva causa transtornos em cidades da Bahia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA