Navio suíço entra em quarentena no Porto de Aratu após caso positivo de Covid-19 | A TARDE
Atarde > Bahia

Navio suíço entra em quarentena no Porto de Aratu após caso positivo de Covid-19

Publicado sexta-feira, 28 de maio de 2021 às 12:54 h | Atualizado em 28/05/2021, 12:57 | Autor: Redação
Ainda não há informações de quantos tripulantes, dos 21 que estão embarcados, estariam infectados além um caso confirmado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia
Ainda não há informações de quantos tripulantes, dos 21 que estão embarcados, estariam infectados além um caso confirmado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia -

Um navio de bandeira da Suíça entrou em protocolo de quarentena após a confirmação de um caso positivo de Covid-19 no Porto de Aratu, cidade de Candeias.

Ainda não há informações de quantos tripulantes, dos 21 que estão embarcados, estariam infectados além do caso confirmado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) após triagem preventiva na última terça-feira, 25, quando o navio atracou no Porto de Aratu.

Em nota técnica publicada no fim de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que "no caso de isolamento de caso suspeito ou confirmado a bordo, observar as recomendações disponíveis no documento Protocolo para Quarentena de Embarcação com Caso Confirmado para COVID-19".

A Nota Técnica 5/2021 também indica que "durante o período de quarentena, a embarcação, se atracada no porto, deverá permanecer em área isolada com a escada de acesso levantada, não sendo permido o acesso de pessoas sem a anuência expressa da Anvisa, salvo situações emergenciais e essenciais a segurança de navegação e da vida humana, observando-se o correto uso dos EPI".

Também por meio de nota, a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, por meio da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) se posicionou sobre o caso após uma vistoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Após triagem preventiva, atendendo aos protocolos da CODEBA de combate à COVID-19, e posterior inspeção da  (ANVISA), responsável pela condução do caso, o Navio Romandie, de bandeira Suíça, ficará fundeado na área de quarentena da Baía de Todos os Santos".

Em contato com o Portal A TARDE, a Autoridade Sanitária declarou que o trabalhador segue isolado e assintomático a bordo e da embarcação. Confira:

"O navio Romandie, de bandeira suíça, com 21 tripulantes, atracada no Porto de Aratu, em Candeias (BA), foi colocado em quarentena, depois que um de seus tripulantes, ao realizar exame PCR, em cumprimento aos protocolos de segurança sanitária, testou positivo para Covid-19.  Esse trabalhador segue isolado a bordo e assintomático. As operações do Romandie estão suspensas, bem como estão proibidos embarques e desembarques, salvo para assistência médica.  Anvisa também determinou a testagem do restante da tripulação, ainda sem resultado. A embarcação não teve passagem por portos da Índia nos últimos três meses".

Publicações relacionadas