Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Novos juízes substitutos tomam posse no Tribunal de Justiça da Bahia

Evento marcou a entrada em exercício de 63 juízes substitutos, selecionados entre os 85 candidatos aprovados

Da Redação

Por Da Redação

26/05/2023 - 19:25 h | Atualizada em 26/05/2023 - 22:41
Mariana Alvarino Britto foi uma das juízas substitutas empossadas durante a cerimônia
Mariana Alvarino Britto foi uma das juízas substitutas empossadas durante a cerimônia -

A posse dos novos Juízes Substitutos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), nomeados pelo Presidente Nilson Soares Castelo Branco, ocorreu nesta sexta-feira, 26, no Fórum Ruy Barbosa. O evento marcou a entrada em exercício de 63 juízes substitutos, selecionados entre os 85 candidatos aprovados no concurso público para Juiz Substituto, regido pelo edital 01/2018, que zerou o cadastro reserva.

Desde fevereiro de 2022, quando assumiu a presidência, Nilson Soares Castelo Branco assumiu também o compromisso de valorizar o Primeiro Grau. Durante o primeiro ano de sua gestão, foram conquistados avanços em todas as áreas do Tribunal de Justiça da Bahia, destacando-se a criação da Coordenadoria de Apoio ao 1º grau, sob a liderança da Desembargadora Cinthya Maria Pina Resende.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Essa iniciativa tem refletido tanto na capital quanto no interior do estado. Dentre os resultados alcançados, destacam-se a instalação da 5ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais, da 4ª Vara de Família em Feira de Santana, da Vara de Família de Lauro de Freitas e da Vara de Fazenda Pública de Paulo Afonso, que atendem demandas urgentes.

Nilson Castelo Branco também ainda percorrido diversas comarcas, inaugurado salas passivas e de depoimento especial, bem como unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Além disso, tem realizado reformas nos fóruns. O Chefe do Judiciário já inaugurou dois fóruns, um em Lapão e outro em Canarana.

Além dos investimentos em infraestrutura, essa gestão também se dedicou ao fortalecimento do corpo funcional. Foram promovidos 12 Desembargadores, sendo 11 por acesso de magistrados e um pelo quinto constitucional (vaga da OAB). Além disso, foram empossados 71 juízes substitutos, 877 juízes leigos, 739 conciliadores e 214 servidores efetivos.

A relação completa dos Juízes Substitutos pode ser conferida no Diário da Justiça Eletrônico das datas 04/05/23, 10/05/23 e 24/05/23. Essas nomeações representam um aumento significativo no quadro da magistratura baiana, o que deve contribuir para a melhoria da prestação jurisdicional, com maior capacidade de trabalho nos projetos especiais voltados ao cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, possibilitarão o preenchimento futuro de unidades judiciárias nas comarcas de todas as entrâncias.

As nomeações foram possíveis após o processo de titularização dos juízes substitutos que já estavam em exercício, ocorrido durante a sessão plenária administrativa do último dia 12 de abril deste ano.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mariana Alvarino Britto foi uma das juízas substitutas empossadas durante a cerimônia
Play

VÍDEO: incêndio de grandes proporções atinge regiões de Mucugê

Mariana Alvarino Britto foi uma das juízas substitutas empossadas durante a cerimônia
Play

Caminhão tomba em Dias d’Ávila e carga é saqueada pela população

Mariana Alvarino Britto foi uma das juízas substitutas empossadas durante a cerimônia
Play

Polícia mira grupo criminoso especializado em roubo de caminhões

Mariana Alvarino Britto foi uma das juízas substitutas empossadas durante a cerimônia
Play

Drogas com a imagem de entidade religiosa são apreendidas na Bahia

x