Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Oficina ensina estudantes sobre importância das mulheres no 2 de Julho

Aula ocorreu em Itaparica

Por Da Redação

27/09/2024 - 11:15 h
Encontro foi idealizado  pelo projeto Mátria
Encontro foi idealizado pelo projeto Mátria -

Estudantes do ensino médio da Escola Carneiro Ribeiro, em Itaparica, receberam na última semana duas oficinas educativas sobre a importância das figuras femininas nas batalhas pela Independência da Bahia. Os encontros foram interativos e fizeram parte das atividades do projeto Mátria, idealizado pelo duo Barù, formado por João Acácia e Mayra Couto, que construíram e disponibilizaram um material didático multimídia sobre o tema.

A primeira oficina, que aconteceu na quinta-feira (19), promoveu uma discussão crítica sobre o papel das personagens femininas no processo de libertação da Ilha de Itaparica e também de Salvador. As mulheres que foram o centro das atividades e tiveram suas histórias de vida apresentadas de forma mais específica foram: Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica e as Indígenas/Caboclas.

Orientada pelos historiadores Felipe Brito e Marianna Farias, a atividade teve como foco a construção de uma consciência acerca da necessidade de visibilidade feminina nas narrativas da história do Brasil, e também no que se refere à participação das mulheres nas lutas por igualdade social e de gênero.

Já a segunda oficina, realizada na sexta-feira (20), foi de expressão criativa e também uma ação de sensibilização das temáticas trabalhadas na primeira oficina, através de sonoridades, trabalho com o corpo.

A dinâmica foi guiada pela musicista e musicoterapeuta Mayra Couto, que trouxe informações e dados sobre o que acontece com o corpo e a mente durante a adolescência, além de provocar reflexões para que os alunos pensem sobre formas de novas independências, mediadas por perguntas como: "Por qual liberdade você deseja lutar?”.

Ambas as atividades foram interativas, com pausas para a livre escrita e com provocações com o objetivo de estimular os estudantes à formação de uma reflexão crítica sobre o que de fato foi a Independência do Brasil na Bahia, buscando também uma aproximação com o contexto das batalhas de cada heroína.

A participação ativa dos alunos foi estimulada o tempo inteiro, contando com a utilização de vídeos, imagens e sons voltados para facilitar uma experiência imersiva.

O último ato das oficinas consistiu em ajudar os estudantes na criação de uma música com base em palavras que eles mesmos escreveram durante os encontros. O grupo de alunos foi guiado até que construísse uma obra musical de forma trabalhada na percussão corporal e voz, utilizando o próprio corpo como instrumento.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

2 de Julho aula Independência

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Encontro foi idealizado  pelo projeto Mátria
Play

15 celulares e drogas são apreendidos no presídio de Paulo Afonso

Encontro foi idealizado  pelo projeto Mátria
Play

Operação desarticula cultivo de maconha 'indoor' na Bahia

Encontro foi idealizado  pelo projeto Mátria
Play

Operação é deflagrada no Conjunto Penal de Paulo Afonso

Encontro foi idealizado  pelo projeto Mátria
Play

Explosão provoca incêndio de grandes proporções no Polo de Camaçari

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA