Ônibus da BTM podem voltar a circular na quinta-feira | A TARDE
Atarde > Bahia

Ônibus da BTM podem voltar a circular na quinta-feira

Em entrevista ao Portal A TARDE, integrante de comissão trabalhista comentou negociação

Publicado terça-feira, 15 de março de 2022 às 18:54 h | Autor: Daniel Brito
Ônibus da BTM continuam parados nas garagens
Ônibus da BTM continuam parados nas garagens -

Parados desde ontem por falta de combustível, os ônibus da Bahia Transportes Metropolitanos (BTM) podem voltar a circular normalmente nesta quinta-feira, 17. A informação foi dada ao Portal A TARDE por Marcos Antônio, motorista e integrante da comissão de negociação dos trabalhadores com a empresa.

Segundo ele, a negociação entre a BTM e os funcionários estava em um estágio considerado avançado, mas durante a conversa, ele afirmou que não poderia dar maiores detalhes naquele momento, pois o processo ainda não havia sido finalizado. O membro da comissão também não detalhou sobre como a empresa irá abastecer os veículos.

"Teremos boas notícias tanto para a população quanto para os funcionários. Mas já adianto que ninguém ficará desempregado. Os postos de trabalho dos rodoviários serão preservados", assegurou. De acordo com ele, a negociação continuará nesta quarta-feira, 16, para acertar os últimos detalhes pendentes.

Além da falta de combustíveis nos veículos, os funcionários estão com salários atrasados. Mais de 30 mil passageiros utilizam as 19 linhas que a BTM opera em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.

Ex-funcionários também são afetados pela crise financeira e administrativa que a empresa enfrenta. Adilson Leite, ex-cobrador, foi demitido em agosto de 2020 juntamente com 152 colegas e relata que a BTM vem atrasando o pagamento de um acordo trabalhista firmado pela companhia.

"De 12 parcelas, até agora só recebi seis. Os setores responsáveis vêm fazendo reuniões, mas até agora não recebi nenhuma resposta", relatou ao Portal. Além do acordo atrasado, Adilson disse ainda que os valores relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não são depositados pela empresa há pelo menos três anos.

Enquanto os veículos não retornam, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) solicitou a outras empresas integrantes do sistema que cubram parcialmente as linhas operadas pela BTM, até que a situação seja regularizada.

De acordo com o órgão regulador, medidas administrativas em relação à empresa serão tomadas e elas podem variar de multas pelo não cumprimento dos horários estabelecidos até a substituição da empresa através da licitação emergencial. A BTM segue sem se pronunciar a respeito da situação.

Publicações relacionadas