Operação combate fraude no Auxílio Emergencial em Salvador e Coração de Maria | A TARDE
Atarde > Bahia

Operação combate fraude no Auxílio Emergencial em Salvador e Coração de Maria

Publicado quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 08:22 h | Atualizado em 25/11/2021, 08:23 | Autor: Da Redação
Criminosos roubaram quantias através do aplicativo 'Caixa Tem' | Foto: Divulgação | Polícia Federal
Criminosos roubaram quantias através do aplicativo 'Caixa Tem' | Foto: Divulgação | Polícia Federal -

Uma operação de combate a fraudes no Auxílio Emergencial foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 25, em Salvador e Coração de Maria, no sertão baiano. Ao todo, são cumpridos três mandados de busca, quatro de afastamento de sigilo bancário e quatro mandados de sequestros de bens, em um total de R$ 200 mil bloqueados por determinação judicial.

A operação cumpre mandados em três inquéritos policiais diferentes, instaurados com base em trabalhos de análise e inteligência realizados por equipe especializada da Polícia Federal, a partir de processos de contestação da Caixa Econômica Federal.

A investigação apontou que os criminosos fraudaram quase 90 contas no aplicativo “Caixa Tem” da Caixa Econômica Federal e tranferiram imediatamente os valores depositados para contas vinculadas aos fraudadores e também para pagamentos de boletos bancários emitidos pelos próprios suspeitos, resultando num prejuízo superior a R$ 90 mil. O aplicativo foi usado pagamento do Auxílio Emergencial.

Além da PF, atuam na operação o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. Essas instituições participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE).

Publicações relacionadas