INICIADA NA BAHIA
Operação da PF mira maior contrabandista de armas da América do Sul
Diego Hernan Dirísio é procurado por entregar armas para os chefes das maiores facções do Brasil
Por Da Redação
Diego Hernan Dirísio, considerado pela Polícia Federal como maior contrabandista de armas da América do Sul, é alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira, 5, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de entregar 43 mil armas para os chefes das maiores facções do país — Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho —, movimentando R$ 1,2 bilhão.
Ao todo são cumpridos 25 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 52 mandados de busca e apreensão em três países: Brasil, Estados Unidos e Paraguai. As últimas informações são de que cinco envolvidos no esquema já estavam presos no Brasil e outros 15 no Paraguai.
Segundo a PF, de novembro de 2019 a maio de 2022, a empresa de Dirísio importou 7.720 pistolas de uma fabricante na Croácia, bem como a compra e venda de 2.056 fuzis produzidos na República Techa e mais cinco mil rifles, pistolas e revólveres produzidos na Turquia. 1.200 pistolas também foram importadas de uma fábrica na Eslovênia — um total de 16.669 armas.
A estimativa é que desde o início das investigações, a empresa investigada importou cerca de 43 mil armas para o Paraguai movimentando em 3 anos cerca de R$ 1,2 bilhão. Neste período foram realizadas 67 apreensões que totalizam 659 armas apreendidas no território brasileiro, apreensões estas realizadas em 10 Estados da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Ceará.
A Justiça da Bahia, que conduz a operação, determinou que os alvos de prisão que estiverem no exterior sejam incluídos na lista vermelha da Interpol e que, se forem presos, sejam extraditados para o Brasil.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes