TITULAR DA SAÚDE
"Pais têm obrigação de vacinar os filhos", afirma secretária
Adélia Pinheiro apontou que a expectativa é pela redução dos casos ativos de Covid-19 na Bahia
Por Da Redação
A nova secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, fez um balanço da vacinação das crianças contra Covid-19 e apontou que os pais tem a obrigação de vacinar os seus filhos.
"Pai e mãe têm o dever legal de buscar a vacinação de seus filhos. Precisamos sensibilizar essas pessoas. Pais, mães, responsáveis. A vacina de crianças, de menores de idade, é uma responsabilidade definida em lei", disse Pinheiro, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia.
A Bahia conta com mais de 300 mil crianças de 5 a 11 anos já vacinadas com uma dose contra a Covid-19. O total estimado de crianças nessa faixa etária, no entanto, é de 1,5 milhão de crianças
Adélia Pinheiro também fez um apelo para que a população fique em dia com a imunização. "É certo que após dois anos (de pandemia) as pessoas estejam cansadas, mas é necessário que entendam o valor da vida, a defesa da vida...Temos 5,6 milhões de pessoas com dose atrasada", disse.
A secretária destacou o comportamente irregular da pandemia com o surgimento da variate ômicron e os novos recordes de casos. por outor lado, Adélia apontou que a tendência é que, a partir de agora, os casos ativos da doença apresentem uma queda. Nesta segunda-feira, 14, os casos ativos na Bahia são pouco mais de 28 mil - eram 34 mil no início da última semana.
"É importante manter a situação atual, que é de alerta. A pandemia da covid não nos oferece até hoje uma regularidade que nos permita fazer grandes previsões para o futuro. Esperamos sim que comece a cair, se reproduzir o que aconteceu em outros lugares", disse a secretária, em evento com o governador Rui Costa.
"A expectativa é de diminuição (de casos)m se ocorrer o que aconteceu em outros lugares do mundo. Mas hoje estamos em alerta. Não podemos diminuir nossa atenção para a Covid. Temos mais de 28 mil casos ativos, um número de óbitos que impõe alerta, acompanhamento sistemático da ocupação de leitos. Hoje o recado é: busque sua vacina, que seu vizinho tome vacina, seu amigo tome vacina", acrescentou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes