ENTREVISTA
Partiu Estágio: Administração e Direito são os cursos mais procurados
Inscrições para o programa começaram nesta segunda-feira, 27
As inscrições para o programa Partiu Estágio 2023 começaram nesta segunda-feira, 27. Lançado oficialmente no último sábado, 25, o programa oferece cerca de 5.917 vagas para universitários, em 58 órgãos estaduais, distribuídas em 267 municípios baianos. As inscrições serão realizadas pelo site do programa, até o dia 28 de abril deste ano.
Para participar, os interessados precisam estudar e morar na Bahia, ter idade mínima de 16 anos e ter concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação. Em conversa com o Portal A TARDE, o coordenador do programa, Célio Alcântara destacou que os cursos mais procurados são Administração e Direito. "Há uma procura por esses cursos mais tradicionais. Para licenciatura, também estão sendo bastante pesquisados".
O programa é válido para estudantes de 143 cursos de nível superior, que terão direito a bolsas de R$ 455, mais o auxílio transporte. Além disso, as vagas serão prioritárias para estudantes inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado o ensino médio em escola pública, ou com bolsa integral na rede privada. De acordo com a lei federal, o programa ainda reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência.
"Há um sistema para isso. No momento em que vai ser alocado, existem critérios, sendo prioritários para alunos que estão cadastrados no CadÚnico. Por exemplo: se tiver 50 pessoas, os primeiros selecionados são os que tem CadÚnico. Se tem 10 pessoas cadastradas, que estão concorrendo a apenas uma vaga, o sistema faz um sorteio, quando há empate, para ver quem vai ficar com a vaga", explicou Célio Alcântara. O coordenador detalhou também que as vagas que "sobram" não deixam de ser contempladas para aqueles que não têm Cadastro Único.
O dirigente reforçou ainda que a inscrição não pode ser feita mais de uma vez para o mesmo curso, mas o aluno tem chances de participar para outra área. "Até porque se ele [o aluno] fizer, no sistema já vai constar o CPF dele. Mas, para outro curso, consegue".
Neste Edital, o programa abriu 4.403 vagas de estágio para o interior do estado, distribuídas em 267 municípios. Já para Salvador são 1.514 vagas. A Secretaria da Educação (SEC) é o órgão de Estado que oferece o maior número de oportunidades (3.865 vagas). Dentre os 143 cursos de nível superior, Administração é o que possui maior oferta de vagas (812), seguido por Licenciatura em Letras (590) e Pedagogia (517).
Ainda de acordo com o coordenador do projeto, o Partiu Estágio existe desde 2017 e já contratou mais de 14 mil alunos neste período. "Claro que tivemos uma paralisação no ano da pandemia, mas, no total [foram contratados] mais de 14 mil. A importância que esse programa tem é de oferecer oportunidade de aprendizado que renda trabalho de jovens universitários, que tenha uma até uma complementação para terminar o curso e na renda familiar. "Como o Estado tem uma capilaridade grande, serve também criação de redes, networking dos próprios alunos, para possibilitar essa construção da carreira profissional", concluiu.
Mariana Melo, 22 anos, estudante do curso de Direito, é uma das contempladas pelo programa. Em entrevista ao Portal A TARDE, a bacharel contou que conheceu o Partiu Estágio pela internet pesquisando. Ela é uma das que se encaixa no critério de seleção, por ter estudado todo o ensino médio em uma escola pública. "Fiz a inscrição no ano passado [2022]. Conheci pela internet, estava estagiando em outro órgão público e não tinha nenhuma expectativa quando me inscrevi. Estava no oitavo semestre e pensei: não custa nada tentar".
Coincidentemente, Mariana foi selecionada na mesma época em que o outro estágio tinha terminado. "O pessoal do RH [Recursos Humanos] entrou em contato comigo e comecei em setembro de 2022. Este mês completo seis meses. Comecei o estágio aqui na coordenação do núcleo jurídico, que tem mais a ver com a minha área".
A estudante que hoje atua na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), explicou que na hora da inscrição, o candidato escolhe três opções de órgão público que gostaria de trabalhar. "Eu escolhi como critério a localização, porque moro em Sussuarana, - até porque as bolsas são as mesmas e não iam influenciar a escolha - e pelos órgãos que conhecia, como Detran, PRE [Polícia Rodoviária Estadual] e Saeb, que escolhi como última opção, e acabei indo para lá, que é bem perto de casa e foi muito melhor. Hoje em dia, eu faço relatórios e atuo para fiscalizar leis e regularidades de contratos do Estado. O meu setor é responsável por esta análise", explicou a jovem.
A partir de hoje, a relação dos municípios, dos órgãos e dos cursos com vagas disponíveis pode ser conferida no site do Partiu Estágio.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes