PJBA lança novo portal da transparência nesta segunda | A TARDE
Atarde > Bahia

PJBA lança novo portal da transparência nesta segunda

Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 10:22 h | Atualizado em 29/11/2021, 10:25 | Autor: Da Redação
Objetivo é facilitar acesso a projetos | Foto: Reprodução
Objetivo é facilitar acesso a projetos | Foto: Reprodução -

Com o objetivo de reforçar a consulta à informação pública, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) disponibilizou nesta segunda-feira, 29, um novo Portal da Transparência, mais dinâmico, interativo, acessível, e com design diferenciado.

A página eletrônica de prestação de contas do PJBA está totalmente adaptada para Pessoas com Deficiência (PcD), com o uso de dinâmicas internacionais e respeito ao desenho universal de criação de projetos para acessibilidade.

A nova versão foi estudada e projetada pelo Grupo de Trabalho do Portal da Transparência, criado pela Secretaria Geral da Presidência (SGP) em abril de 2021, com 12 representantes de distintas secretarias/unidades, incluindo juízes e servidores. Os magistrados fundamentaram o conteúdo teórico e as necessidades jurídicas, que foram traduzidos em expertise técnica pelos servidores envolvidos. A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJBA, a Secretaria de Tecnologia, Informação e Modernização (SETIM) e a Assessoria de Comunicação (ASCOM) contribuíram na criação de estudo técnico voltado para acessibilidade digital.

Para implementar as melhorias, buscou-se o desenvolvimento de um novo formato, através de uma interação dinâmica com o público. A linguagem tornou-se mais acessível, com uso de glossários que explicam os termos técnicos e permitem um maior entendimento da natureza da informação que está sendo publicada.

O novo portal agrega também ferramentas importantes, que antes não estavam inclusas, como a consulta de processos (administrativos e judiciários); o sistema de pesquisa com rastreador de informações, voltado às áreas da transparência (gestão de pessoas, gestão orçamentária, auditoria, execução financeira, sistema de informação ao cidadão, ouvidoria e glossário); e o monitoramento de desempenho pelo Google.

Publicações relacionadas