BAHIA
Polícia apreende 300 quilos de dinamite em Itapetinga
Por Da Redação

Trezentos quilos de dinamite, 290 de granulado, 296 espoletas com estopim e 1,7 mil metros de cordel detonante foram apreendidos na Fazenda Lagoa do Bengo, em Itapetinga (distante a 552 km de Salvador), na quarta-feira, 22. A ação ocorreu durante a terceira etapa da Operação Vulcano III, realizada pelo Exército Brasileiro, com apoio da Polícia Civil, através da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.
Segundo o delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, titular da 1ª Delegacia Territorial local, o material explosivo estava armazenado de forma irregular em uma fazenda onde funcionava uma mineradora de calcário. A operação apreendeu ainda uma espingarda calibre 28, com nove cartuchos deflagrados e dois intactos, e um caderno de anotações.
Administrador da mineradora e filho da proprietária da fazenda, Daniel Porto Marques Guerra, 21 anos, foi autuado em flagrante por posse ilegal de artefato explosivo e de arma de fogo. Os 300 quilos de dinamite, a espingarda e o restante do material apreendido foram entregues ao Exército, responsável por autorizar a comercialização, o uso, a fabricação e o armazenamento de explosivos no país.
Operação - A Operação Vulcano III foi lançada na terça-feira, 21, pela 6ª Região Militar do Exército, com base nos estados da Bahia e Sergipe, e prossegue até o final da semana, atingindo 26 cidades baianas e seis sergipanas.
As vistorias acontecem em dependências de empresas, cooperativas e prestadores de serviços que exercem atividades com explosivos, sejam elas de comércio, de armazenamento ou de manuseio e uso. Os agentes também verificam o cumprimento da Portaria do Comando Logístico do Exército, de 10 de maio de 2012, que trata da atividade com material de uso controlado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes