DESENVOLVIMENTO
Presidente da CBPM destaca importância de ferrovia e portos na Bahia
Antônio Carlos Tramm relembrou ser imprescindível a volta dos trens e o bom funcionamento dos portos
Por Rodrigo Tardio
Com a possibilidade de saída da presidência da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm destacou a importância dos modais ferroviário e marítimo no escoamento de produtos produzido na Bahia.
"Com uma ferrovia implantada para este fim, como por exemplo a FIOL, é básico para o desenvolvimento. Não dá para levar minério de ferro em carrinho de mão, sobretudo em distâncias maiores", reiterou.
Em exemplo prático, Tramm relembrou que a FIOL, por exemplo, foi projetada para 60 milhões de toneladas por ano, porém com um funcionamento pleno é preciso que em menos de cinco anos depois necessite de duplicação.
"Pela quantidade de produção, acaba emperrando na necessidade de saída do carregamento, já que essa demanda fica alta", explicou.
Tramm destacou ainda que a Bahia é o estado brasileiro mais bem estudado geologicamente e revelou que a produção mineral brasileira do Brasil caiu enquanto a da Bahia cresceu.
"Enquanto a produção do Estado de Minas e do Pará estão baseadas no minério de ferro, a Bahia tem 52 produtos, ou seja, a nossa variedade é maior. O Brasil precisa virar exportador", ressaltou.
O presidente da CBPM visitou a sede do Grupo A TARDE, nesta terça-feira, 16, onde entregou a membros da diretoria de A TARDE, representados pelo diretor de Relações Institucionais, Luciano Neves, a medalha de reconhecimento ao veículo para a contribuição jornalística dada à mineração baiana.
"São medalhas para homenagear quem briga pela mineração. Nada mais é que o reconhecimento da contribuição dada jornalística mente (tirar a palavra) ao nosso trabalho", finalizou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes