BAHIA
PRF apreende madeira nativa do Pará transportada ilegalmente na Bahia
Material foi apreendido na região do município de Barreiras
Por Da Redação

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal de Barreiras e apreendeu 31,93 m³ de madeira nativa do Pará. A apreensão aconteceu na tarde da última quarta-feira, 24, durante o uma ação de combate ao transporte ilegal de produtos florestais.
Segundo a corporação, o flagrante aconteceu por volta das 17h00 quando, durante fiscalização na altura do quilômetro 800 da BR-242, trecho do município de Barreiras, a equipe operacional abordou o veículo VOLVO/FH440, tracionando um semirreboque carregado com madeira, que saíram de Tailândia, no Pará, e tinha como destino a cidade baiana de Barra da Estiva.
Por tratar-se de transporte de madeira, os agentes federais exigiram a documentação específica desse tipo de carga que são a Nota Fiscal (NF), a Guia Florestal (GF) além, do Documento de Origem Florestal (DOF). Qualquer irregularidade entre os documentos ou entre eles e a carga, tornam os documentos inválidos e a carga ilegal.
Ainda conforme a PRF, os agentes ainda descobriram que uma espécie declarada nos documentos apresentados era divergente dos perfis encontrados na carroceria, o que tornou o DOF e GF inválidos.
Após isso, a empresa remetente e, portanto, responsável pelas informações contidas na nota fiscal, na Guia Florestal e pela madeira embarcada além da empresa destinatária da carga e do condutor do referido veículo irão responder pelo delito tipificado no Art.46 da Lei 9.605/98 por venderem e transportarem madeira sem licença válida.
Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência para o motorista e este assinou, também, o Termo de Compromisso se comprometendo a comparecer na audiência do Juizado Especial Criminal (JECRIM) para responder por suas condutas.
Os veículos e a carga foram recolhidos no pátio e estão à disposição dos órgãos ambientais para os procedimentos administrativos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes