Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MEDICAMENTOS

Programa Farmácia Popular pode chegar a mais 36 cidades

Credenciamento aberto atenderá localidades mais carentes para reduzir vazios assistenciais

Miriam Hermes

Por Miriam Hermes

24/01/2025 - 6:20 h
Adesões estão abertas para ampliar programa a mais 36 municípios na Bahia
Adesões estão abertas para ampliar programa a mais 36 municípios na Bahia -

Com expectativa que novas adesões sejam publicadas em breve pelo Ministério da Saúde (MS), a Bahia ainda tem 36 municípios na lista dos prioritários para novos cadastramentos ao Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). No total, desde a adesão ao programa em 2008, o estado soma 1.192 farmácias já cadastradas em 339 municípios.

O credenciamento é feito diretamente com o empreendedor privado, através do portal do ministério. As farmácias do programa fazem a distribuição de medicamentos gratuitos ou a preços reduzidos, com subsidio da União.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

As vagas estão em localidades que participam do Programa Mais Médicos (PMM), onde ainda não tem farmácia cadastrada no programa, e que são classificados como muito alta vulnerabilidade e alta vulnerabilidade.

“Eu já conheço (o programa) há muitos anos. Já usava para a medicação do meu pai e minha sogra. Hoje, eu e meu marido aposentado também precisamos dos descontos”, disse Maria de Fátima Lima, de Luís Eduardo Magalhães, sobre o Farmácia Popular.

Ela explicou que não tem mistério para utilizar. “Só levar os documentos pra fazer o cadastro em uma farmácia que tem a placa de identificação deste programa”, afirmou, destacando que é obrigatório ter a receita médica dentro da validade para ter acesso aos medicamentos do PFPB.

Entre 2023 e 2024 os baianos obtiveram 86 novos pontos de Farmácia Popular em 61 cidades, com estimativa de atingir um público de 230 mil pessoas de municípios de pequeno porte e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

De acordo com o presidente em exercício do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sincofarba), Luiz Trindade, a iniciativa é “excelente”, pela cobertura em municípios “com população mais necessitada”.

Ele, que faz parte de um grupo que reúne representantes dos sindicatos da categoria dos estados nordestinos, defende que todas cidades tenham o serviço para atingir um maior número de localidades. “A dificuldade em alguns casos é a falta de documentos exigidos”, explicou, dizendo que o sindicato recomenda que os estabelecimentos busquem a regularização, para aderir ao programa.

Saúde pública

No Brasil, atualmente são mais de 31 mil estabelecimentos credenciados, em 4,8 mil municípios. Isso representa 86% das cidades brasileiras, com capacidade de atender 97% da população. A meta é chegar a 93% dos municípios.

Das farmácias e drogarias participantes, 2.284 estão em 1.019 municípios classificados como de alta vulnerabilidade e 925 farmácias estão em 571 municípios de muito alta vulnerabilidade.

Das 811 cidades brasileiras de todas regiões que estavam na lista prioritária para o PFPB em 2023, 444 já foram contempladas nos últimos dois anos. Ainda segundo o Ministério da Saúde, destes municípios, 94% são das regiões Norte e Nordeste.

SERVIÇO Informações para cadastro de farmácia e a relação das cidades e estabelecimentos credenciados podem ser obtidas no portal do Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/farmacia-popular

Novos municípios

Desde 2023 a Bahia conta com 61 novos municípios que atendem ao programa farmácia popular: Acajutiba; Água Fria; Aiquara; América Dourada; Aporá; Arataca; Aratuípe; Banzaê; Barro Preto; Brotas de Macaúbas; Buritirama; Caldeirão Grande; Candeal; Caraíbas; Catolândia; Caturama; Chorrochó; Conde; Coronel João Sá; Cravolândia; Curaçá; Dário Meira; Firmino Alves; Heliópolis; Itacaré; Itagibá; Itaguaçu da Bahia; Itaju do Colônia; Itamari; Itaparica; Jiquiriçá; Jussara; Jussari; Lafaiete Coutinho; Lagoa Real; Lençóis; Mansidão; Maraú; Muniz Ferreira; Nova Canaã; Novo Triunfo; Pau Brasil; Piraí do Norte; Rafael Jambeiro; Ribeira do Amparo; Ribeirão do Largo; Santa Cruz da Vitória; Santa Inês; Santa Teresinha; São Gabriel; São José do Jacuípe; Saubara; Sento Sé; Tanquinho; Teodoro Sampaio; Terra Nova; Uauá; Uibaí; Várzea da Roça; Varzedo e Wenceslau Guimarães.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Adesões estão abertas para ampliar programa a mais 36 municípios na Bahia
Play

Polícia desmonta laboratório clandestino de anabolizantes em Camaçari

Adesões estão abertas para ampliar programa a mais 36 municípios na Bahia
Play

Cobra de 2 metros é capturada em área residencial na RMS; veja vídeo

Adesões estão abertas para ampliar programa a mais 36 municípios na Bahia
Play

Vídeo: irmãos cantores de arrocha morrem em acidente na Bahia

Adesões estão abertas para ampliar programa a mais 36 municípios na Bahia
Play

Cemitério de cidade baiana tem caixões expostos em meio a matagal

x