Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Promotor Pedro Maia é eleito procurador-geral de Justiça do MP-BA

Maia recebeu 569 votos, alcançando 98% dos 582 eleitores que votaram na eleição

Por Da Redação

06/12/2023 - 20:13 h | Atualizada em 06/12/2023 - 20:44
Natural de Salvador, Pedro Maia tem 44 anos
Natural de Salvador, Pedro Maia tem 44 anos -

Os procuradores e promotores de Justiça do Ministério Público estadual elegeram Pedro Maia como o próximo procurador-geral de Justiça da Instituição para o biênio 2024-2026. Ele foi aclamado com 569 votos, alcançando 98% dos 582 eleitores que votaram na eleição. O processo eleitoral aconteceu nesta quarta-feira, 6.

O resultado representou o maior número de votos, em valores absolutos e percentuais, recebido por um candidato na disputa do cargo. Maia definiu o cenário como "espetacular" e agradeceu o reconhecimento de toda a classe, que deu a legitimidade para a candidatura única.

"Pretendo honrar cada voto trabalhando muito, dialogando com todos os membros, construindo um Ministério Público cada vez mais forte e estruturado, pronto para servir, de forma plena a população baiana, tão carente de Justiça, de implementação de políticas públicas", garantiu o eleito.

O presidente da AMPEB, Marcelo Miranda, destacou que Maia é um membro que tem legitimidade para ocupar o maior cargo do MP-BA, diante do seu compromisso, seriedade e diálogo com os promotores e procuradores de Justiça. "Esperamos que, quando você sentar na cadeira de PGJ, continue com as portas escancaradas para dialogar com a AMPEB", acrescentou o presidente.

A lista com o nome de Pedro Maia e com o resultado da votação foi entregue na noite desta quarta-feira, 6, pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti ao governador Jerônimo Rodrigues, que tem o prazo de 15 dias para nomear o novo PGJ, conforme prevê a Lei Orgânica do MP (Nº 11/1996).

Sobre Pedro Maia

Natural de Salvador, Pedro Maia tem 44 anos. Ele ingressou no MP em 2004 e integrou a lista tríplice para PGJ como o mais votado nas últimas quatro eleições. Atuou como chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça nos últimos quatro anos e de março de 2022 a março deste ano foi secretário-executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

Como promotor de Justiça, passou pelas comarcas de Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu, Feira de Santana e Vitória da Conquista, sendo promovido para Salvador em 2013. Na capital, Pedro Maia coordenou o Grupo de Atuação Especial de Combate a Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e o Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim). Também foi secretário-executivo do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Natural de Salvador, Pedro Maia tem 44 anos
Play

15 celulares e drogas são apreendidos no presídio de Paulo Afonso

Natural de Salvador, Pedro Maia tem 44 anos
Play

Operação desarticula cultivo de maconha 'indoor' na Bahia

Natural de Salvador, Pedro Maia tem 44 anos
Play

Operação é deflagrada no Conjunto Penal de Paulo Afonso

Natural de Salvador, Pedro Maia tem 44 anos
Play

Explosão provoca incêndio de grandes proporções no Polo de Camaçari

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA