BAHIA
Protesto no Campo Grande nesta quinta pede recursos para a educação
Por Tainá Cristina*
Em prol da educação e contra os cortes de verbas, integrantes das comunidades acadêmicas das universidades Federal da Bahia (Ufba) e do Estado da Bahia (Uneb) realizam, na manhã desta quinta-feira, 3, manifestação, às 9h, no Campo Grande, em Salvador. Nesta quarta, 2, no primeiro dia Greve Geral da Educação, de 48 horas, que termina nesta quinta, professores, servidores e alunos se reuniram na Reitoria da Ufba e discutiram temas da mobilização.
Durante o encontro, foram abordados os cortes de verbas orçamentárias na Educação, em bolsas de pesquisas, ameaças à autonomia universitária, projeto Future-se e a privatização das entidades.
Na Reitoria da Ufba estiveram presentes parlamentares e representantes de entidades, a exemplo do Sindicato dos Professores das Instituições Federais do Ensino Superior da Bahia (Apub), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).
“Em relação ao projeto Future-se, fica claro que é um processo de privatização, no entendimento de que a educação é mercadoria e portanto deve obedecer às leis de mercado. Em nível estadual, estamos denunciando a portaria/edital que o governo colocou, para que as organizações sociais se candidatem para administrar as escolas do estado”, disse a representante da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), Lilian Marinho.
De acordo com a presidente da Apub, Raquel Nery, a intenção do movimento é ampliar a discussão em torno da crise fiscal em relação a educação.
“O ponto principal é o financiamento. Achamos equivocada a maneira como isso está sendo conduzido. A educação é um dos setores estratégicos mais importantes da vida de um país que queira ser desenvolvido e democrático”, ressaltou Raquel Nery.
* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes