Qualidade da água é monitorada em 24 microbacias de rios na BA | A TARDE
Atarde > Bahia

Qualidade da água é monitorada em 24 microbacias de rios na BA

Iniciativa, que visa à conservação ambiental, teve início em 2021

Publicado segunda-feira, 21 de março de 2022 às 17:38 h | Autor: Da Redação
A fiscalização envolve 23 áreas geográficas
A fiscalização envolve 23 áreas geográficas -

A qualidade da água de 24 microbacias de importantes rios das regiões do Litoral Norte e Recôncavo Baiano vem sendo analisadas no projeto de Monitoramento da Qualidade dos Recursos Hídricos Superficiais, da Bracell Bahia. A iniciativa, que visa à conservação ambiental, teve início em 2021. 

A fiscalização envolve 23 áreas geográficas sob influência da atividade florestal da empresa, abrangendo uma área total de mais de 11 mil hectares. Além delas, a companhia – que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais – também monitora a microbacia do rio Farje, que percorre os municípios de Araçás, Itanagra e Pojuca, e deságua no rio Pojuca.

O projeto compreende sete áreas no município de Esplanada, quatro em Itanagra, três em Mata de São João, três áreas em Jandaíra, duas em Cardeal da Silva, duas em Alagoinhas, uma em Entre Rios e uma em Santo Amaro. Dentre as microbacias contempladas estão as dos rios Marcanair, Subaúma, Sauípe, Imbassaí e Pojuca.

De acordo com a Bracell, ao todo, são avaliados 30 parâmetros físico-químicos da água coletada para ver a interação das microbacias com os plantios de eucalipto. Quanto mais dados coletados, e utilizando a metodologia do Índice da Qualidade da Água (IQA), é possível identificar com mais precisão a qualidade do curso hídrico. A metodologia, segundo a empresa, é usada por outras organizações e foi aprimorada.

Os resultados qualitativos e quantitativos das análises físico-químicas são compilados e analisados por um laboratório independente credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a fim de identificar características ecológicas do ambiente e de compreender eventuais alterações. A avaliação, ao ser concluída em 2027, ajudará a empresa em tomadas de decisão em ações futuras.

Publicações relacionadas