Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Queda de temperatura surpreende Juazeiro

Por Cristina Laura l Sucursal Juazeiro

17/06/2010 - 22:31 h | Atualizada em 22/01/2021 - 0:00

Temperaturas mais baixas têm provocado na população de Juazeiro (a 500 km de Salvador) e outros municípios do norte do Estado uma mudança para hábitos comuns no período de inverno, que só começa no dia 21 de junho, mas este ano chegou mais cedo na região.

As madrugadas de junho têm registrado temperaturas de até 14°. Normalmente, nesta época, as mínimas não são inferiores a 18°, e as máximas passam dos 30°. Segundo o meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Mário Miranda, esse comportamento é diferente a cada ano.

“O que tem chamado a atenção das pessoas é que, este ano, a temperatura baixou mais que no ano passado. A menor temperatura de 2010 foi 14°, entre 5h e 6h da manhã. Em alguns lugares abertos, como na área rural, a sensação térmica é de temperatura ainda menor”, explica o professor.

Ele diz que o fenômeno se dá pelos movimentos de translação da terra. Os dias ficam mais curtos, com período de luz menor, e o frio aumenta. A temperatura mínima teve o último recorde na cidade no dia 19 de junho de 2008, quando marcou 14,7°. Para quem mora no bairro Angary, nas margens do Rio São Francisco, por exemplo, as noites têm sido mais frias este ano.

“Com o tempo assim, costumamos fechar as portas e janelas das casas a partir das 7h da noite”, garante o pescador Antônio José de Souza, que mora numa casa a pouco mais de 20 metros da margem do rio.

Ele diz que o vento é forte e a madrugada está cada vez mais fria. Para aguentar o frio, muito agasalho. As lojas investem em mercadoria de inverno. Dona de uma loja de roupas infanto-juvenis, Priscila Vitorino diz que as vendas aumentaram. “Cerca de 50% das pessoas que entram na loja este mês compram roupa de inverno e a procura não para, até porque as crianças sofrem muito nesse período e precisam ficar bem agasalhadas”, explica.

O meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Mário Miranda explica ainda que, como a região não está em época de chuvas, podem ocorrer apenas alguns chuviscos, mas ele esclarece à população que a falta de nuvens no céu à noite favorece ainda mais o frio.

“É em noites estreladas que o frio aumenta, porque o calor é perdido mais facilmente e a sensação nas roças é de temperaturas ainda mais baixas”, ressalta Mário Miranda.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta sexta-feira, 18, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Play

Falso vidente é preso em cidade baiana após golpes e abusos sexuais

Play

Vídeo: mulher morre a marretadas por companheiro em Lauro de Freitas

x