BAHIA
Ruralistas saem em defesa de presidente de Funai em denúncia contra procurador
Por Da Redação

Representantes de entidades e produtores rurais do sul e sudoeste da Bahia saíram em defesa do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, em denúncia contra o procurador do órgão, Ciro Barbuda, à Polícia Federal.
Marcelo Xavier acusa o procurador de decumprir recomendações técnicas e jurídicas em parecer relativo a uma ocupação por indígenas da etnia tupinambá na Bahia. Ele acusa Barbuda de "defender a retomada de terras indígenas em desconformidade com as previsões legais"
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Dilermando Campos, que subscreve a nota pública em conjunto com outros representantes de produtores de Ilhéus, Itabuna, Una, Eunápolis e Buerarema, as novas diretrizes da Funai promovem a harmonização entre o direito de propriedade, segurança jurídica, devido processo legal, ampla defesa, com os interesses indígenas.
“É uma tentativa louvável de manter o equilíbrio entre o direito fundamental de propriedade e o procedimento demarcatório de áreas indígenas”, afirma Campos.
Os produtores rurais citam também a sentença do TRF, na qual é dito que a Funai “deveria promover as ações necessárias à conscientização da população indígena acerca da inviabilidade da prática de atos que correspondam, com elevada sintonia, àqueles tipificados na legislação penal como exercício arbitrário das próprias razões”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes