MARCO
Salvamar registra recorde de seis meses sem vítimas nas praias
Entre janeiro e junho deste ano, a Salvamar contabilizou 473 ocorrências de salvamento a banhistas
Por Da Redação
Prestes a completar 44 anos de fundação, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) tem uma marca a celebrar. Desde janeiro deste ano, a corporação não registra óbitos por afogamentos em sua área de atuação, que compreende toda a extensão de orla atlântica entre as praias do Jardim de Alah e Ibitinga, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
Entre janeiro e junho deste ano, a Salvamar contabilizou 473 ocorrências de salvamento a banhistas por afogamentos não fatais, cerca de uma centena de casos a menos que o número registrado no mesmo período do ano anterior.
Além disso, foram registradas no período 39. 461 ações de prevenção, devolução de 77 crianças perdidas aos pais, 64 auxílios em via pública e na faixa de areia, 10 intervenções por causa de aparições de animais marinhos, 83 palestras, nove queimaduras por caravelas, um resgate de cadáver por ocorrência diversa e 2.059 pulseiras de identificação distribuídas.
O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas disse que a celebração é fruto do esforço de todos os agentes de salvamento marítimo, que são treinados psicologicamente e fisicamente para atender a população de forma positiva, inibindo a ocorrência de óbitos e diminuindo a quantidade de afogamentos.
Ainda segundo Dantas, a Salvamar tem trabalhado de forma preventiva, com a sinalização das praias, explicando e ensinando onde se deve ou não tomar banho.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes