MODA
Confira dicas de looks para inovar no São João
Wesley Flora, especialista em moda, mostra como montar looks femininos e masculinos fora da curva
Por Felipe Sena
Que o São João é umas das épocas festivas mais aguardadas na Bahia, isso não é novidade nenhuma. Além de ser uma festa que traz turistas de diversas regiões do Brasil para o estado e movimenta a economia da Bahia. Um período também marcado pelo uso de peças de roupas que refletem a cultura local, como o xadrez, o couro, a bota, entre outras.
Mas você já pensou em mudar e usar peças fora do convencional ou ressignificar peças que já usa nas festas juninas e tem em seu guarda-roupa? O especialista em moda Wesley Flora separou várias dicas e exemplos de looks, tanto femininos quanto masculinos para o São João. Confira:
Estilo country
O country invadiu o mundo da moda e da música neste ano. Inclusive, a estética fez parte da capa do álbum “Renaissance”, de Beyoncé, em que a cantora aparece montada em um cavalo voador e com um chapéu de cowboy metalizado.
Quem também usa influências do estilo em suas produções é o cantor Lil Nas X, assim como a cantora Ana Castela. O objetivo desses artistas é resgatar o que foi criado pela população negra. Indo das passarelas para as vitrines, as peças podem ser encontradas em brechós, bazares, lojas de departamento, entre outros locais de compras.
Uma das dicas de Wesley é trazer para o look “peças lisas que trazem um corte mais country, para não ficar preso ao xadrez”, como em camisas. Outra dica do especialista é trazer essas influências junto com peças diferentes, como um blazer oversized para desconstruir e tornar o look mais confortável e despojado, “que faz um link legal com o São João, que é essa ideia do São João: se divertir, fazer a quadrilha, o dançar, então essa é a ideia também e ressignificar essas peças”, explica.
Segundo o especialista, o blazer, por exemplo, pode vir com aplicações diferentes, como o bordado e flores em crochê. Além de costuras em macramê, na região das costas. Outra peça icônica que não pode ser esquecida são as botas. Wesley cita as botas de montaria e com padronagem moderna, como as metalizadas.
Jeans e all jeans
Clássico, o jeans pode ser usado tanto no dia a dia quanto nas festas juninas. No entanto, é possível ressignificar essas peças com calças diferentes e com aplicações. “Eu gosto de trazer o jeans, principalmente nessa época mais fria, que pede a peça”, diz Wesley.
“Para sair mais do mesmo, a gente não precisa ir muito longe, a gente pode ir no guarda-roupa, pegar peças que a gente tem o hábito de usar no nosso dia a dia para ressignificá-las”, complementa. De acordo com Wesley, é possível usar o jeans de diversas formas, combinado com peças básicas, uma camisa com uma “pegada country”, perpassando a criatividade de cada pessoa.
A exemplo da calça wide leg, em alta desde 2023, é considerada a antiga boca de sino, muito usada na década de 1970. Uma aposta também podem ser calças jeans de outros estilos, mas em dramaturgias maiores, assim como o estilo all jeans. “Então vai fazendo configurações novas atualizações”, diz Wesley.
Estampa liberty
Criada na Inglaterra na década de 1920, a estampa Liberty tem inspirações em vestuários históricos, mas foram formuladas para o tempo atual. As flores miúdas foram muito usadas na década de 1970, e segundo Wesley, é uma opção para quem não quer apostar mais uma vez no xadrez, além de poder ser combinada com uma jardineira, compondo um look mais jovial.
Feito a mão
Peças que remetem à casa das avós crocheteiras, peças de crochê e macramê também não são difíceis de encontrar, e é um alternativa descolada, personalizada e que traz memória afetiva. “Traz sua identidade nela, você leva uma peça de sua família que pode estar parada e traz esse sentimento”, relembra Wesley.
Sobreposições
Pele fake, casaco de couro sintético, casacos em tecido de algodão. As sobreposições podem ser usadas de diversas formas na época junina. Wesley deu a dica de combinar, por exemplo, a camisa xadrez, querida no período, em tons sólidos, como o preto e o verde musgo. Junto com um colete fake e um vestido de franjas, que voltou junto com a era country.
Bermuda de linho
Outra peça que pode desconstruir o look de São João, são as peças de tecidos naturais, para eles também. É o caso da bermuda de linho, que de acordo com Wesley, pode ser combinada com o colete jeans, esquecido, mas que pode ser trazido de volta, além de uma camisa xadrez colorida.
Acessórios
Os acessórios são versáteis e dão um toque especial no look, evidenciando as peças e trazendo um ar de criatividade. Uma das opções é o lenço, que pode ser usado de diversas formas, além da echarpe.
“O lenço, trazendo um novo conceito de trazer acessórios como peça de roupa. O lenço como um top, com peças em couro que é uma tendência que se usa muito no São João”, a exemplo da calça de couro.
“O lenço pode ser numa temática de São João, se quiser, ou em outra temática como a do liberty. Joga uma jaqueta por cima, coloca um bota montaria ou country, que faz um link muito bacana”, ressalta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes