NORDESTE
Emoção e reencontros marcam abertura do São João de Petrolina
Primeiro fim de semana de programação teve muito forró e homenagens da banda Calcinha Preta a Paulinha Abelha
Por Thaís Seixas*
O gerente de produção Tiago Viana nem bem se mudou de Recife para Petrolina, em Pernambuco, e já estreou no terceiro maior São João do Brasil. Acompanhado da esposa, Silvia Gonçalves, e da filha Tainá, ele chegou cedo ao Novo Pátio de Eventos Ana das Carrancas no último sábado, 18, para aproveitar a Villa São Francisco - que reproduz uma legítima vila de interior -, para conhecer o espaço de shows, além - é claro - para conferir as apresentações de artistas como Priscila Senna, Calcinha Preta, Jonas Esticado e Limão com Mel, entre outras atrações.
Após dois anos sem festejos juninos, o retorno para ele tem um propósito nobre. "A expectativa é a melhor possível. A gente quer criar memórias afetivas na nossa filha, para que ela possa continuar com a cultura", diz.
Este foi o primeiro fim de semana da programação do São João de Petrolina, que começou na sexta, 17, e segue até o próximo domingo, 26. Nesta terça, 21, passam por lá a dupla Bruno e Marrone e os cantores Leonardo e João Gomes. Mas a programação ainda terá Jorge e Mateus, Dorgival Dantas, Wesley Safadão, Chitãozinho e Xororó e Xand Avião.
Uma das bandas que mais emocionou o público no sábado foi a Calcinha Preta, que enfrenta a primeira maratona de shows juninos sem Paulinha Abelha. No palco, não faltaram homenagens, sejam em canções ou mensagens para o público. Em entrevista ao Portal A TARDE, a cantora Silvânia Aquino diz que este momento, para a banda, é definido por uma mistura de sentimentos.
"Dois anos sem forró, mas a gente tinha muito mais de dois anos que não vinha aqui em Petrolina. É uma alegria poder estar aqui, neste evento tão lindo, mas sem Paulinha a tristeza é tamanha. Primeiro ano sem ela no palco, depois de mais de 25 anos juntas. E, agora, no primeiro São João da minha vida sem Paula. Mas eu também sei que ela está em um caminho de muita luz e feliz por ver a gente continuar com essa família e essa história".
Outro grupo com uma longa trajetória e que passou por mudanças recentes é a Limão com Mel, que também se apresentou no sábado. Este também é o primeiro São João após o retorno do cantor Edson Lima à banda. Ele liderou o grupo de 1992 a 2001, e ficou afastado por 20 anos. Agora, se apresenta ao lado da cantora Adma Andrade.
A artista destaca a importância da Bahia para a história da banda, sobretudo nesta época do ano. "Estamos felizes demais. Você voltar depois de dois anos bem difíceis para nossa classe em eventos como esse aqui em Petrolina e também na Bahia, que é responsável por 90% do nosso São João, é muito gratificante. Estamos sentindo tudo como se fosse a primeira vez", destaca ela.
Investimento no Nordeste
O São João de Petrolina é patrocinado pela cerveja Itaipava 100% Malte, como uma forma de reforçar a identificação da marca com a cultura nordestina.
"Para a Itaipava, o Nordeste é a principal praça da marca. Então, pra gente, é muito feliz estar de volta com essa novidade, que é a cerveja 100% Malte. Foi um momento importante, tanto para a gente trazer o evento quanto para a novidade do produto", explica a gerente de marketing Naiara Brugneroto.
Turismo
Quem visitar Petrolina para curtir os shows também pode (e deve) conhecer a história da cidade, localizada às margens do Rio São Francisco e separada de Juazeiro-BA pela famosa ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra. O rio guarda uma série de lendas, como a da Mãe d'Água (voltada para Petrolina) e o Nego d'Água (de frente para Juazeiro), além de outras tantas que podem ser ouvidas durante um city tour.
Uma das 'paradas obrigatórias' para os visitantes é a Oficina do Artesão Mestre Quincas, que comercializa diferentes tipos de artesanato local e abriga ainda um ateliê onde é possível ver a produção das obras durante a passagem pelo local.
Para quem prefere um roteiro gastronômico, uma boa pedida é o restaurante Flor de Mandacaru, onde é possível experimentar o tempero da proprietária, Jucilene Melo, conhecida como Juci. Carnes, caldos, bolinhos e todo o tipo de petisco fazem a festa de quem visita o local, além da decoração cheia de cores e objetos dignos de postagens no Instagram.
Outro estabelecimento com ambiente agradável e comida farta e boa é o Carranca Gulosa, que mistura a gastronomia regional à música nordestina e à vista privilegiada do rio São Francisco.
Mais informações sobre o São João de Petrolina estão disponíveis no Instagram.
*A jornalista viajou a convite da Itaipava
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes