SALVADOR
Moradores e comerciantes aprovam São João de Paripe
Além da estrutura, o evento contou com postos de segurança, barraquinhas de produtos e iguarias e mais
Baianos, turistas e comerciantes avaliam como positivo o balanço da edição 2024 do São João em Paripe, que terminou na noite desta segunda-feira, 24. Além da estrutura, o evento contou com postos de segurança, barraquinhas de produtos e iguarias, além de banheiros químicos, ações ambientais, unidades de atendimento dos órgãos e secretarias estaduais.
O bairro recebeu grandes artistas e bandas nacionais e regionais como Menina Forrozeira, Péricles e Leonardo, Raí Saia Rodada, Manu Batidão, Thiago Aquino e Berguinho. A programação foi realizada pelo governo estadual, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Pelo terceiro ano consecutivo, a moradora e comerciante da Praça, Alane Santos Costa, 39, diz que os três dias de festa representam oportunidade de ganhar dinheiro e renda extra. “Estou com minha família toda aqui, mãe, irmã, marido, filhos. É um clima legal, divertido e me sinto segura. Além da diversão, faço a venda”, contou, mostrando o carrinho que deslocou trazendo bolos, bebidas e salgados diversos.
Para o presidente do Instituto Reparação e sociólogo, Ailton Ferreira, o evento realça, de modo significativo, a estima da comunidade e revela valores importantes, como dignidade e cidadania, muito presentes na periferia e, muitas vezes, desconhecidos da população que, pensa apenas neste ambiente como espaço de violência. “Esse é um bairro que nasceu em 1930, território que foi incorporado e de origem indígena, e o São João aqui associa valores locais, fortalece a geração de emprego e renda, valoriza a cultura”, destacou.
Ecofolia Solidária
Uma das ações mais relevantes realizadas pelo governo estadual é o Ecofolia Solidária, um projeto que visa apoiar catadores de materiais recicláveis durante as festividades do São João da Bahia em 2024. No total, o governo investiu R$ 1,2 milhões, revelando seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social.
A iniciativa denominada “O trabalho decente preserva o meio ambiente” é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e Esporte da Bahia (Setre), em colaboração com as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Nas três edições, somando apenas dois dias do São João de Paripe, foram cerca de 5,8 mil gramas de materiais reciclados. Mais de 600 kg de vidro foram também recolhidos e retirados do meio ambiente.
Neste São João, doze cooperativas atuaram no Parque de Exposição, Pelourinho, Paripe e outras três cidades do interior. Em 2024, estão sendo beneficiados 920 catadores, autônomos ou cooperados, e cinco cooperativas ou associações, três delas com atuação em Salvador nos circuitos juninos. Além de Salvador, os municípios de Porto Seguro, Juazeiro e Itabuna são beneficiados pelo Ecofolia Solidária.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro