Parque de Exposições pronto para o início do forró | A TARDE
Atarde > Bahia > São João

Parque de Exposições pronto para o início do forró

Com uma megaestrutura e grandes atrações nacionais, espaço na Paralela abre os portões às 18h

Publicado segunda-feira, 23 de maio de 2022 às 06:00 h | Autor: Antônio Dilson Neto*
Quarta-feira foi de ajustes na megaestrutura montada para receber milhares de pessoas nos shows gratuitos
Quarta-feira foi de ajustes na megaestrutura montada para receber milhares de pessoas nos shows gratuitos -

O Parque de Exposições de Salvador já está pronto para receber as grandes atrações que vão se apresentar na festa de São João promovida pelo Governo do Estado. As megaestruturas de luz, palco, banheiros e serviços foram idealizadas e executadas para receber o público que está saudoso das festas juninas na capital. O evento contará com mais de 50 atrações distribuídas em um total de sete dias de festa. Além do Parque de Exposições, as festas juninas também acontecerão no Pelourinho e em Paripe, somando um total de 231 atrações.

Depois de dois anos, os festejos retornam ao circuito de grandes eventos, com estrutura de grande porte para atender ao público. No Parque de Exposições, as luzes de dois palcos simultâneos já estão acesas para iluminar os shows de grandes estrelas que passarão por lá. 

Paulo Vital, diretor de operações turísticas da  Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), conta que já havia a ideia de deslocar a estrutura da festa central, saindo do Pelourinho, visando preservar o cenário histórico e ampliar a capacidade de público.

A estrutura acompanha a dimensão da festa: “Vamos ter uma média de sete a oito atrações por dia. São sete dias de festa e por volta de 50 atrações. Estimamos a média diária de público em torno de 55 a 60 mil pessoas. A festa vai ser totalmente aberta ao público, sem cobrança de ingresso então, quando chegar à  limitação do Parque, vamos fechar os portões”, conta Paulo. 

O acesso à festa, que acontecerá pela região da Paralela, contará com monitoramento facial da Secretaria de Segurança Pública. O metrô funcionará em horário estendido. 

Comércio e segurança

Ambulantes e barraqueiros puderam se cadastrar para comercializar bebidas e comidas dentro do espaço. “Cadastramos junto à SETRE [Secretaria do Trabalho e Emprego] quase 400 ambulantes e barraqueiros para trabalhar aqui dentro. Não teremos serviço de bar, quem venderá são os ambulantes. Teremos, também, estrutura de food trucks para completar o serviço”, comentou Paulo. 

Além disso, a festa conta com sanitários químicos, postos da Polícia Militar e Civil, Juizado de Menores e brigadistas do corpo de bombeiros. Paulo reforça que, além de matar as saudades do São João, a festa será uma oportunidade para os ambulantes que trabalham em grandes festas da capital.

Para montagem dos palcos, uma grande equipe esteve envolvida. “Estamos trabalhando com cerca de 68 carregadores, 23 pessoas na parte do som e, na parte de luz e led, mais 48 pessoas. Fora o pessoal que está trabalhando nos stand e camarins e o pessoal da limpeza”, explica Eduardo Pedraza, produtor e diretor de palco.

No Parque de Exposições, passarão grandes nomes como Elba Ramalho, Luan Santana, Dorgival Dantas, Calcinha Preta, Geraldo Azevedo e Solange Almeida. 

Pelourinho e Paripe

O Pelourinho já está decorado para os quatro dias de festa. Bonecos gigantes representando trio nordestino, balões, sanfonas, bandeiras e bandeirolas plásticas coloridas são alguns elementos que enfeitam as ruas e largos.

Os largos do Pelourinho, que têm um palco em forma de coreto do interior, Tereza Batista, Quincas Berro d’Água e Pedro Arcanjo também concentram expressivos nomes da música nordestina. Já o Largo do Cruzeiro de São Francisco abriga a Sala de Reboco, que terá atrações do mais autêntico pé de serra. Ali, também, terá espaço para a criançada com a apresentação de bandas das 15h às 17h, desta quinta até domingo. 

Atrações itinerantes darão voltas pelo Terreiro de Jesus. E nas ruas, todos os dias, terão aulas de forró com o grupo Cabrueira, além de sambas juninos.

Já Paripe, na Suburbana, receberá nomes como Michel Teló, Pablo, Os Barões da Pisadinha, Toque Dez, Emely Rodrigues e Pedro Libe. 

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes 

Publicações relacionadas