SAÚDE
Postos da Sesab registram aumento por testagem rápida no São João
Procura é considerável por testes de infecções sexualmente transmissíveis
Durante a segunda noite dos festejos do São João na Bahia, a movimentação é considerável nos postos de testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST), instalados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Na última sexta-feira, 23, oram realizados 2.732 testes rápidos detecção de HIV, Sífilis, hepatite C e hepatite B. Na noite anterior, foram 2.064 testagens.
De acordo com a Sesab, 58 testes foram positivos, sendo 48 para sífilis, seis para HIV e quatro para hepatite C. As unidades estão instaladas em Amargosa, Cachoeira, Irecê, Ibicuí, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.
Além da testagem rápida, são realizadas nos postos as profilaxias pré e pós exposição (PrEP e PEP) e também um trabalho de ordem educativa, com distribuição de materiais informativos e de preservativos masculinos e femininos. Foram entregues 388.976 unidades, sendo 350 mil nas ações nos municípios e 38.976 nos postos de testagem.
"Acreditamos que as ações de testagem de IST dentro das festividades de sete dos principais polos juninos do Estado contribuem efetivamente para quebrarmos o ciclo de transmissão dessas infecções. Por isso, convidamos a população a vir realizar esses exames. É bem rápido e deixa o São João muito mais seguro", destacou a secretária da Saúde do Estado Roberta Santana.
O resultado dos testes é divulgado em aproximadamente 20 minutos. As pessoas positivadas são recebem orientações nos postos e já são encaminhadas para dar início ao tratamento. A Sesab montou em Salvador três módulos de saúde para assistência no Pelourinho, em Paripe e outro no Parque de Exposições. Entre sexta-feira e a manhã deste sábado, 24, foram 111 ocorrências, sendo 26 no Pelourinho, 72 no Parque de Exposições e 13 em Paripe.
Queimados
Unidades de referência para o atendimento de queimados, o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, E O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, tiveram eus efetivos reforçados para atender ao crescimento da demanda por atendimento no período do São João.
Entre a sexta-feira e a manhã deste sábado, foram 31 atendimentos de queimaduras por fogos de artifício e de lesões por explosões de bombas, sendo 27 no HGE e quatro no HRSAJ.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro