Sobape alerta para segurança de crianças e adolescentes | A TARDE
Atarde > Bahia > São João

Sobape alerta para segurança de crianças e adolescentes

Especialistas reforçam também sobre os cuidados sanitários relativos à pandemia da Covid-19

Publicado quarta-feira, 22 de junho de 2022 às 10:50 h | Atualizado em 22/06/2022, 11:03 | Autor: Da Redação
A recomendação é buscar atendimento médico e evitar remédios caseiros em casos de acidentes
A recomendação é buscar atendimento médico e evitar remédios caseiros em casos de acidentes -

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforçou os cuidados que devem ser tomados para proteger crianças e adolescentes na volta dos festejos juninos, ainda em meio às medidas sanitárias relativas à pandemia da Covid-19. 

Os especialistas advertem os responsáveis para brincadeiras com fogueira e  fogos de artifício, além da oferta de bebidas alcoólicas a menores. As brincadeiras com traques de massa, por exemplo, devem acontecer sob a supervisão de um adulto. 

Líquidos inflamáveis, fósforos e isqueiros devem ser guardados fora do alcance de crianças. Também é preciso atenção em mantê-las longe da cozinha e do fogão. Em caso de acidentes com queimaduras, a recomendação é buscar atendimento médico e não aplicar manteiga, creme dental ou qualquer outro produto no ferimento.

Outro cuidado importante é com as crianças portadoras de alergias e infecções respiratórias, que demandam atenção especial por causa da fumaça dos fogos e fogueiras. O consumo de alimentos em grãos como milho e amendoim, típicos da estação, também merecem a devida atenção pelo risco de sufocamento em crianças menores. A Sobape recomenda ainda que os adultos evitem submeter bebês e crianças a ambientes com barulho excessivo.

A pediatra Ana Paz, presidente da organização, lembra que antes de viajar é importante que os pais verifiquem se a cartilha de vacinação da criança está em dia e que “não baixem a guarda nos cuidados sanitários contra a Covid-19 e suas variantes, mantendo a mesma rotina de proteção, com uso de máscaras e higienização das mãos”.

Publicações relacionadas