Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
17/05/2024 às 17:22 - há XX semanas | Autor: *Da Redação

AÇÃO

SEC promove formação para professores do sistema prisional

São mais de mil alunos, ansiosos por uma nova chance

Imagem ilustrativa da imagem SEC promove formação para professores do sistema prisional
-

De segunda a sexta-feira, em todos os três turnos, professores da rede estadual de ensino ministram aulas para um público especial: alunos que buscam a ressocialização enquanto cumprem pena em uma das oito unidades do Complexo Penitenciário Lemos Brito. São mais de mil alunos, ansiosos por uma nova chance. Para fortalecer o processo de formação continuada da equipe de docentes e de outros profissionais que atuam na educação em prisões, realizada nesta sexta-feira, 17, a roda de conversa “Docência em prisões: do ser ao tornar-se professor, nesses espaços”, com a presença da professora cearense Clóris Violeta, doutora em Educação em Prisões.

Na Bahia, através do Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) tem ampliado a oferta educacional para esse público desde 2020, tanto pela educação formal quanto por outras iniciativas educacionais. No Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto, no bairro de Mata Escura, é oferecida a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para 84 turmas, incluindo homens e mulheres, desde a alfabetização até o Ensino Médio. A cada 12 horas de frequência escolar, o detento reduz um dia de pena.

“Consideramos a Educação um dos pilares da reintegração social. Precisamos, inclusive, estar antenados com as novas tecnologias pedagógicas e novos saberes, porque, ao contrário do que se pensa, quem está condenado não está alienado, nem privado do mundo. Precisa estar em sintonia e conhecer o que a sociedade está discutindo, seus interesses. Só assim, eles estarão, realmente, integrados quando voltarem ao convívio social”, explica o coordenador pedagógico da unidade escolar, José Antônio Matos.

Troca de experiências

A professora Clóris Violeta integra o Grupo de Pesquisa do Núcleo de Investigação e Práticas em Educação nos Espaços de Restrição e Privação de Liberdade da Universidade Federal de São Carlos, EduCárcere/UFSCar, onde concluiu a sua tese de doutorado, com ênfase na Educação em Prisões. Ela enfatiza que esses encontros são uma oportunidade de trocas de experiências para a melhoria do processo de aprendizagem de quem se encontra privado de liberdade. “Precisamos socializar conhecimentos e experiências para promover melhorias nesses espaços, buscando alternativas para que essas pessoas se sintam mais humanas”, ressalta.

Presente entre os participantes da roda de conversa, os professores Reni Bonfim e Eunice Santos relatam suas experiências de lecionar para os internos. “Há seis meses aqui, tenho a convicção de que só trabalha com o ensino voltado aos estudantes internos quem, realmente, tem o comprometimento com a Educação. Existe uma relação muito respeitosa e harmoniosa e eles sentem quando existe o engajamento, o compromisso social com a Educação”, conta. Sua colega já ensina na unidade escolar há 15 anos e revela que o diferencial na Educação em Prisões é a oportunidade que é oferecida dos alunos se reintegrarem ao convívio social. “Muitos chegam aqui sem saber escrever o próprio nome e é uma conquista quando tomamos conhecimento que eles já estão inseridos no mercado de trabalho. É a prova de que a Educação realmente transforma”, revela.

Assuntos relacionados

Bahia professores do sistema prisional SEC sistema prisional

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia professores do sistema prisional SEC sistema prisional

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

Bahia professores do sistema prisional SEC sistema prisional

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Passarela de concreto desaba sobre carreta em movimento na Bahia

Play

Cacique e familiares são presos em aldeia por morte de indígena

Play

Câmera flagra ataque brutal de pitbull em condomínio na Bahia; assista

Play

Homem é preso após roubar TV de lanchonete no oeste da Bahia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA