Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPECULAÇÕES

Secretaria rebate críticas e detalha seleção para professores em Feira

Secretaria de Educação esclarece contratação da banca do concurso, após especulações

Kenna Martins*

Por Kenna Martins*

03/12/2025 - 15:36 h
Seduc reforça transparência em concurso para professores
Seduc reforça transparência em concurso para professores -

A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana (Seduc) divulgou, nesta quarta-feira, 3, uma nota oficial esclarecendo informações sobre o processo de contratação da banca responsável pelo concurso público que irá selecionar 1.000 novos professores para a rede municipal de ensino.

O esclarecimento foi emitido após a repercussão de questionamentos sobre a modalidade utilizada para firmar o contrato. Segundo a Seduc, todo o procedimento seguiu rigorosamente o que determina a Lei Federal nº 14.133/2021, que permite a contratação, por dispensa de licitação, de instituições sem fins lucrativos atuantes nas áreas de educação e pesquisa, desde que atendam a requisitos de qualificação técnica e reputação.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com a pasta, nove entidades nacionalmente reconhecidas foram consultadas antes da escolha final. O processo inclui pareceres técnicos e jurídicos, memória de cálculo e mapa comparativo de preços, documentos que, segundo a secretaria, estão disponíveis para auditoria e controle.

Divulgação da seleção

Sobre a divulgação do concurso, o comunicado destaca que realização do certame  foi amplamente anunciada em entrevistas, matérias jornalísticas e comunicados oficiais do prefeito José Ronaldo e do secretário de Educação, Pablo Roberto, além de publicações nos canais institucionais da Prefeitura. "Todo o processo foi tratado com a transparência que caracteriza a gestão, que tem trabalhado para recompor o quadro de professores e fortalecer a educação municipal", diz trecho da nota.

Outro ponto abordado diz respeito ao valor estimado do contrato, avaliado em aproximadamente R$ 6,6 milhões. A secretaria explica que o montante não representa pagamento antecipado, mas sim o teto previsto para remuneração da banca, que será calculada de acordo com o número de candidatos inscritos, seguindo "modelo já adotado em concursos federais, estaduais e municipais".

Reforço no quadro docente

Ainda na nota, a secretaria destacou que o concurso representa "um dos maiores investimentos recentes na educação de Feira de Santana", visando recompor e ampliar o quadro de professores, atendendo às necessidades identificadas pela gestão e contribuindo para o fortalecimento das políticas educacionais da rede.

O processo foi conduzido com responsabilidade, observando: legalidade, publicidade, economicidade, e transparência. Reafirmamos que não houve irregularidade, favorecimento ou ocultação de informações. Ao contrário: todo o processo é público, auditável e amplamente documentado", reafirmou o comunicado.

*Kenna Martins é correspondente do Grupo A Tarde em Feira de Santana

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

concurso Educação feira de santana Nota de Esclarecimento Pablo Roberto professores Seduc Feira

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Seduc reforça transparência em concurso para professores
Play

Líder de facção criminosa na Bahia cai em operação da Polícia Civil

Seduc reforça transparência em concurso para professores
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

Seduc reforça transparência em concurso para professores
Play

Vídeo: deputado grita durante discussão na Alba: "Venha para tribuna"

Seduc reforça transparência em concurso para professores
Play

Ventania provoca redemoinho no oeste da Bahia; veja

x