Seminário reunirá povos indígenas em Paulo Afonso | A TARDE
Atarde > Bahia

Seminário reunirá povos indígenas em Paulo Afonso

Publicado quarta-feira, 30 de março de 2016 às 22:18 h | Autor: Miriam Hermes l Barreiras

O IV Seminário dos Povos Indígenas da Bacia Hidrográfica do São Francisco começa nesta quinta-feira, 31, na cidade de Paulo Afonso (a 469 km de Salvador), para discutir as políticas públicas voltadas para este público.

Os debates devem girar em torno da questão fundiária, além de projetos de saneamento e de preservação dos recursos hídricos em territórios indígenas.

O evento, com expectativa de reunir 150 representantes de povos de diversas etnias, é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). Como convidados, vão participar pesquisadores e estudiosos sobre povos indígenas da bacia do Velho Chico e do Nordeste brasileiro.

Integrante do CBHSF, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Uilton Tuxá, cacique dos tuxás de Rodelas, destacou a relevância do encontro.

"É uma oportunidade de diálogo entre diferentes povos indígenas. Vamos discutir a gestão ambiental e a promoção de ações conjuntas entre o comitê e o governo federal.

Ele destacou ainda a presença de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, dentre outros que atuam na área.

O evento termina no próximo sábado e contará com entidades da iniciativa popular e de movimentos sociais, a exemplo da Articulação dos Povos e Organizações indígenas do NE, MG e ES (Apoinme).

Publicações relacionadas