BAHIA
Turismo religioso movimenta o interior baiano na Semana Santa
Na programação, Procissão do Fogaréu, em Serrinha, e as peregrinações em outras cidades
Por Miriam Hermes
O Turismo Religioso movimenta diversas cidades no interior do estado durante a Semana Santa, através de devotos cristãos, bem como visitantes curiosos para conhecer diferentes manifestações artísticas e culturais, ligadas ao período que os cristãos rememoram as últimas horas de Jesus, antes da crucifixação, sua morte e ressurreição.
Com a previsão de reunir cerca de 40 mil pessoas, em 2023 a Procissão do Fogaréu completa 91 anos, com atração esperada de aproximadamente 20 mil pessoas que moram em outras cidades e viajam para Serrinha, para participar do cortejo, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia pelo Instituto do Património Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
A caminhada de penitência é caracterizada pelo fato da maioria dos devotos carregarem velas e tochas no percurso de cerca de 5 km entre a Catedral e o topo da Colina Santa. O ponto alto acontece na noite de quinta-feira, após a abertura do tríduo pascal com a celebração da Santa Ceia. No trajeto são encenados trechos da Via Sacra por artistas locais.
Com mais de 300 anos de peregrinação cristã e conhecida como a Capital Baiana da Fé, em Bom Jesus da Lapa a previsão é atrair cerca de 10 mil pessoas até o próximo domingo. Embora o santuário de pedra seja conhecido em diferentes partes do mundo, nesta semana a maioria dos visitantes vêm de municípios vizinhos, grande parte de localidades também ribeirinhas do rio São Francisco. “Por ser feriadão, neste período as viagens geralmente são mais curtas”, explicou o gerente de pousada, Luiz Almeida.
“Nós temos diversas romarias durante o ano, o que mantém parte do movimento econômico da cidade não apenas na festa do padroeiro, em agosto”, afirmou, destacando que além da programação de missas, os visitantes costumam subir o morro, parando nas estações da Via Sacra, encenadas por moradores locais.
Outra referência do turismo religioso baiano é Monte Santo. A cidade deve receber esta semana cerca de 10 mil pessoas para a programação da Páscoa, que teve início no último domingo. Nesta terça-feira, 04, o Oficio das Trevas terá início às 19h30, na Igreja Matriz.
O ponto alto na cidade é a Subida ao Santuário da Santa Cruz, a partir das 4h30 de sexta-feira, quando tem adoração à cruz na Matriz às 15h, procissão às 18h, seguida de sentinela. A programação termina no domingo, com missa da Ressurreição.
Na Zona Turística Costa do Coqueiros, o município de Esplanada conta com manifestações que tiveram início do século XX. Lá também o momento mais aguardado acontece na sexta-feira, 07, com a encenação da Paixão de Cristo. Com 26 anos de história, deve atrair um público estimado em 4 mil pessoas de municípios do Litoral Norte e Agreste.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes