* Amazônia pode entrar em colapso até 2050, aponta pesquisa | A TARDE
Atarde > Brasil

* Amazônia pode entrar em colapso até 2050, aponta pesquisa

Aumento das temperaturas, secas extremas e incêndios são os maiores motivos

Publicado quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024 às 21:00 h | Autor: Da Redação
Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro
Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro -

Quase metade da Floresta Amazônica pode entrar em colapso, sem chance de recuperação, até o ano de 2050. O aumento das temperaturas, secas extremas e incêndios são os maiores motivos que tem causado um estresse sem precedentes a esse ecossistema.

A pesquisa, feita por cientistas brasileiros e publicada nesta quarta-feira, 12, estima que, nos próximos 25 anos, de 10% a 47% da Amazônia estarão tão impactados que a floresta pode atingir o chamado “ponto de não retorno”, ou “tipping point” – quando ela perde a capacidade de se recuperar em sua totalidade.

“Nosso estudo mostra que, por causa desses distúrbios sobrepostos, parcela de até 47% da Amazônia pode sofrer uma mudança abrupta. A floresta tropical entra num processo de transição para um estado de vegetação diferente”, diz Bernardo Flores, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), primeiro autor do estudo.

Mesmo que os distúrbios considerados na pesquisa – aquecimento global, volume de chuvas anuais, intensidade da sazonalidade das chuvas, duração da estação seca e desmatamento – afetem 10% da floresta existente, o cenário seria devastador.

“Se somarmos isso aos 15% de vegetação nativa que já foi perdida, chegaríamos a um total de 25% de destruição. Ou seja, ultrapassaríamos a cota estimada lá atrás pelos estudos de Carlos Nobre, que previa que o ponto de não retorno seria alcançado com 20% de degradação da Amazônia”, ressalta Flores.

Publicações relacionadas