FENÔMENO
Acre registra terremoto de escala 6.5; 2º maior da história do país
Evento foi registrado a uma profundidade de 616 km e não foi sentido pela população
Por Da Redação
Na noite de terça-feira, 8, por volta das 21h55, um terremoto de magnitude 6.5 foi registrado no Acre, na região Norte do Brasil. O fenômeno foi o segundo maior da história do país.
De acordo com o Uol, o epícentro do terremoto teria sido a mais de 100 km das pequenas cidades de Tarauacá e Feijó, que ficam localizadas na fronteira com o Peru.
O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) informou que fenômeno ocorreu a uma profundidade de 616 quilômetros (chamado hipocentro). Por isso, não há danos em solo e sequer foi sentido pela população dos arredores.
Posteriormente, por volta das 22h53, houve o registro de um menor tremor, classificado como 'réplica' do principal, onde teve uma magnitude de 4.8 e profundidade de 603 quilômetros.
Em território brasileiro, o terremoto mais forte ocorreu há quase 70 anos, em 1955, na Serra do Tombador, no estado do Mato Grosso. Na ocasião, o evento teve 6.6 graus na escala Richter, mas não houve fatalidades.
Geralmente, terremotos que possuem magnitude entre 6 e 7 na respectiva escala pode ser considerados fortes. Em algumas situações, estes são capazes de derrubarem prédios e causar destruições, caso ocorram em áreas bastante habitadas.
Até hoje, o mais violento do mundo aconteceu em 1960, no Chile, e teve escala de 9,5. Na ocasião, cerca de 1,6 mil pessoas morreram, além de 3 mil feridos e 2 milhões de desabrigados. Acredita-se também que a geografia do país mudou e o planeta inteiro vibrou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes