COLAPSO
Alerta em Maceió: deslocamento de mina da Braskem é de 2,6 cm por hora
Informação foi divulgada pela Defesa Civil da cidade
Por Da Redação

Uma mina da petroquímica Braskem em Maceió apresenta risco iminente de colapso. Segundo informações divulgada hoje pela Defesa Civil da cidade, o deslocamento vertical acumulado da mina é de 1,42 metro e a velocidade vertical é de 2,6 centímetros por hora, segundo informou a Defesa Civil da cidade nesta sexta-feira, 1º.
“Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, diz a nota da Defesa Civil.
A situação gerou o alerta máximo de órgãos da prefeitura, do governo de Alagoas e do Serviço Geológico do Brasil. A Braskem, por sua vez, diz que vem “tomando todas as medidas cabíveis para minimização do impacto de possíveis ocorrências”.
Esta semana, Maceió decretou estado de emergência após o alerta de “risco iminente de colapso” da mina 18, que é operada pela Braskem e fica no bairro de Mutange. A Defesa Civil de Maceió afirma que o colapso da mina da Braskem pode ocorrer a qualquer momento.
Estudos têm mostrado o aumento significativo na movimentação do solo na mina, indicando a possibilidade de rompimento e surgimento de um sinkhole, ou seja, uma enorme cratera pode ser aberta na região afetada. Após um período de estabilização, o deslocamento da mina começou a se intensificar nos últimos dias.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes