BRASIL
Amazonino Mendes, ex-governador do Amazonas, morre aos 83 anos
O político estava internado desde dezembro, com alterações intestinais e pneumonia
Por Da Redação

Após quase dois meses internado, o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, morreu neste domingo, 12, em São Paulo, aos 83 anos. A família do político comunicou seu falecimento em uma nota de pesar.
“Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. Amazonino deixa um Legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!”, diz a família de Amazonino, em comunicado.
O ex-governador do Amazonas estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, desde o natal, com quadro de diverticulite (inflamação no intestino grosso) e pneumonia. Segundo boletim de sábado, 11, ele estava com quadro inalterado, mas estável, sem previsão de alta hospitalar.
Em nota, o governo do Amazonas lamentou a morte de Amazonino Mendes. O governador Wilson Lima decretou luto de 7 dias no estado, as bandeiras de todas as repartições públicas ficarão hasteadas a meio mastro.
Trajetória
Nascido em Eirunepé (AM), em 16 de novembro de 1939, Amazonino Armando Mendes foi prefeito de Manaus, função que ocupou pela primeira vez entre 1983 e 1985. Em 1987, tornou-se governador do Amazonas e, em 1991, senador pelo estado.
Voltou à prefeitura de Manaus em 1993, após deixar o Senado, mas ficou pouco tempo. Em 1994, disputou novamente o governo do Amazonas e venceu a eleição. Desta vez, com a reeleição, ele governou o estado até 2003, quando deixou o cargo para Eduardo Braga.
O retorno de Amazonino à vida política ocorreu em 2009, ano em que voltou à prefeitura de Manaus, onde ficou até 2013. Seu último cargo foi como governador do Amazonas, função que exerceu pela terceira vez entre 2017 e 2019.
A última disputa política de Amazonino ocorreu em 2022, pela disputa do governo do Amazonas, mas, nesta ocasião, o candidato do Cidadania ficou em terceiro lugar, com 18,56% dos votos válidos, e não foi ao segundo turno.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes