Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

ALERTA

Anomalia magnética no Brasil aumenta e preocupa a Nasa

O fenômeno pode causar "danos de radiação a satélites e problemas com a propagação de rádio

Da Redação
Por Da Redação
A área, chamada oficialmente de Anomalia do Atlântico Sul (AAS ou Amas), tem crescido a cada ano
A área, chamada oficialmente de Anomalia do Atlântico Sul (AAS ou Amas), tem crescido a cada ano - Foto: Reprodução / Agência Espacial Europeia

Um relatório feito pelo governo dos Estados Unidos mostrou que uma anomalia no campo magnético acima da América do Sul e do Sul do Oceano Atlântico, que cobre o sul e o sudeste do Brasil, está se expandindo.

Esse enfraquecimento monitorado de perto por cientistas e agências como a Nasa confirma que partículas carregadas do Sol, como radiação cósmica e ventos solares, que são repelidas pelo campo magnético, podem chegar mais perto da superfície do planeta. De acordo com a Nasa, “a radiação de partículas nessa região pode derrubar os computadores de bordo e interferir na coleta de dados dos satélites que passam por ela”, o que, de acordo com a agência espacial, é o principal motivo para que ela estude a anomalia. Mas não o único.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A área, chamada oficialmente de Anomalia do Atlântico Sul (AAS ou Amas), tem crescido a cada ano. Segundo relatório divulgado neste ano, a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA) dos Estados Unidos e o Centro Geográfico de Defesa (DGC) do Reino Unido confirmaram que, de 2020 a 2024, a anomalia magnética expandiu 7%.

A intensidade do campo magnético nessa área chega a ser cerca de um terço da média no resto do planeta. Em 2020, a Nasa afirmou que grupos de pesquisa observam a AAS para, entre outros motivos, "ajudar na preparação para futuros desafios aos satélites e aos seres humanos no espaço”, segundo disse em nota na época.

Embora as autoridades afirmem que não existem riscos aparentes para a saúde humana na Terra ou para atividades da população, a anomalia magnética causa "danos de radiação a satélites e problemas com a propagação de rádio, que são exacerbados pelo seu crescimento”, segundo diz o novo relatório.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

América do Sul anomalia magnética Ciência nasa tecnologia

Relacionadas

Mais lidas