BRASIL
Anomalia nos polos do planeta 'cozinhará' o Brasil? Entenda cenário
Cientistas que estão monitorando anomalia nos polos fazem alerta
Por Da Redação
As instabilidades no chamado vórtice polar sul colocaram cientistas em situação de alerta. O vórtice polar é massiva corrente de ar frio que circula em torno dos polos. Anomalia neste tipo de sistema pode causar situações climáticas extremas.
No Hemisfério Sul, a movimentação dessas correntes nas últimas semanas chamaram a atenção de cientistas. O fenômeno, que sempre apresentou certa estabilidade, começou a apresentar sinais de desordem, instabilidade e aumento de temperatura na estratosfera, a segunda camada da atmosfera.
O vórtice polar sul é formado pela grande massa de ar frio que circula sobre a região do Polo Sul. Ele é essencial para o equilíbrio das temperaturas e dos padrões climáticos no Hemisfério Sul.
Leia também:
>>>Surfista flagra baleia alimentando filhote na praia da Barra; veja
>>>Sintoma de Alzheimer pode aparecer aos 40 anos, diz estudo
>>>Mpox: Anvisa isola cerca de 10 imigrantes retidos em aeroporto
Motivo de alerta
Nas últimas semanas, cientistas que fazem parte dos principais serviços meteorológicos do mundo, a exemplo do neozelandês (NIWA), notaram que o fenômeno tem perdido força, perdido velocidade e aquecido na estratosfera.
Como resultado, existe a possibilidade de alterações climáticas em locais como Nova Zelândia, Austrália e América do Sul.
Em cenário de colapso no vórtice polar sul, a direção das correntes de ar frio pode mudar drasticamente. Com isso, as correntes iriam para sentidos contrários do habitual, gerando ondas de calor intensas e secas prolongadas no Brasil.
A estimativa dos especialistas é de que as temperaturas possam alcançar mais de 47º C, podendo durar de 2 a 5 meses.
Ainda no Brasil, a anomalia nos polos pode causar tempestades severas, ressacas volumosas, tempestades de raios.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes