Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

COVID-19

Anvisa libera autotestes de detecção de Covid-19 no Brasil

O resultado positivo não será considerado como caso confirmado de Covid-19

Da Redação

Por Da Redação

28/01/2022 - 12:00 h | Atualizada em 28/01/2022 - 12:48

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira, 28 pela distribuição, comercialização, registro e utilização de autotestes para detecção de Covid-19 no Brasil. Os diretores Cristiane Jourdan, Rômisson Rodrigues Mota e Alex Machado e Meiruze Freitas votaram a favor do uso dos produtos, formando decisão unânime.

A decisão não tem efeito imediato e as empresas precisam pedir registro antes da comercialização em farmácias ou estabelecimentos da área de saúde.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com a decisão da Anvisa, o resultado positivo não será considerado como caso confirmado de Covid-19 para efeitos de contabilização de casos no Brasil e servirá como uma triagem antes da confirmação de diagnóstico.

“Ressalto a importância de ampliar o acesso a testes que permitam a detecção do antígeno SARS-Cov-2, como estratégia de triagem, a fim de se iniciar rapidamente o isolamento dos casos positivos e serem tomadas as ações necessárias para interrupção da cadeia de transmissão”, afirmou a relatora Cristiane Rose Jourdan Gomes em seu voto.

A Anvisa aceitou a argumentação do Ministério da Saúde de que é preciso diferenciar o "registro do resultado de um autoteste" e a "notificação de um caso de Covid".

"A partir do resultado positivo, procure uma unidade de atendimento de saúde (ou teleatendimento) para que um profissional de saúde realize a confirmação do diagnóstico, notificação e orientações pertinentes", disse Cristiane.

Além disso, o resultado do autoteste não servirá para apresentação para viagens ou atestado médico.

Na decisão da liberação do autoteste ficou definido que o Ministério da Saúde vai incluir orientações sobre o uso dos autotestes em uma atualização do "Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19" (PNE Teste).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Play

“Pegada suicida”: entenda o erro que causou a morte de homem atingido por supino

Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

x