ENVIO DE PORTUGAL
Bolsonaro recebe coração de dom Pedro I na próxima terça
A relíquia será entregue ao Brasil para as comemorações do Bicentenário da Independência
O presidente Jair Bolsonaro (PL) receberá no Palácio do Planalto, o coração de dom Pedro I para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. A relíquia chega ao Brasil na próxima segunda-feira, 22, e será entregue à Presidência em solenidade na terça-feira, 23. Ao todo, ficará 20 dias em território brasileiro. A sua exposição será restrita ao palácio presidencial em Brasília.
O Ministério das Relações Exteriores negociou com as autoridades portuguesas o envio do órgão para participar das celebrações de 7 de setembro. Após a cerimônia, está previsto um evento de apresentação da relíquia ao corpo diplomático, no Palácio Itamaraty.
A relíquia viaja do Porto para Brasília em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e será recebida com honras de chefe de Estado, na segunda. Isso inclui a recepção com uma salva de canhão e o acolhimento por parte da guarda especial do presidente da República, os Dragões da Independência, com guarda a cavalo e trajes a rigor.
O coração de Dom Pedro está guardado em um recipiente de vidro na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, desde 1837. A cada 10 anos, é trocado um líquido, com base em formol, que o mantém preservado.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, virá ao Brasil comemorar os 200 anos da Independência entre os dias 6 de 10 de setembro. No dia 7 de setembro, são esperados pelo menos 4,5 mil militares nos desfiles na Esplanada dos Ministérios.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes