Bolsonaro volta atrás e diz que vai anular revogações de luto | A TARDE
Atarde > Brasil

Bolsonaro volta atrás e diz que vai anular revogações de luto

Presidente disse que mudança de decisão se deve a "apelo popular"

Publicado domingo, 30 de janeiro de 2022 às 13:33 h | Atualizado em 30/01/2022, 13:35 | Autor: Da Redação

Dois dias após uma reportagem anunciar que Jair Bolsonaro (PL) realizou a revogação de 25 lutos de morte, o presidente da República voltou atrás e disse que vai anular as revogações. O anúncio da anulação das revogações foi feito pelo próprio Bolsonaro, que disse em uma rede social que voltou atrás por conta do “apelo popular para que todos esses decretos permanecessem vigentes”.

A reportagem da Folha de S. Paulo sobre a revogação dos lutos de morte, inclusive de figuras tradicionais da política baiana como Luís Eduardo Magalhães, falecido em 1998, e Antônio Carlos Magalhães, falecido em 2007, foi publicada nesta quinta-feira, 27. 

Com grande repercussão, o assunto foi abordado pelo pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, que definiu Bolsonaro como uma “negação como presidente, negacionista por vocação e estúpido por natureza”. Um dos lutos revogados foi o de Leonel Brizola, fundador do partido que Ciro faz parte, o PDT.

O atual presidente da República só declarou luto por duas vezes desde que assumiu o cargo, uma nesta semana, pela morte do escritor Olavo de Carvalho, enquanto a outra foi no ano passado, com o falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. 

Especialistas apontam que a revogação do luto não nega a homenagem, que já foi feita, mas tira o reconhecimento público à pessoa, o que pode levar ao apagamento da memória do homenageado para as próximas gerações.

Publicações relacionadas