DESIGUALDADE
Brancos têm dobro de chance de se eleger em comparação a negros
Estudo do Insper aponta grande disparidade no índice de equilíbrio racial (IER)
Por Da Redação
Ingressar na Câmara dos Deputados como parlamentar é uma tarefa difícil para qualquer indivíduo, mas os obstáculos superados por pessoas negras são maiores do que os enfrentados por pessoas brancas.
De acordo com o estudo "Desigualdade Racial nas Eleições Brasileiras" do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, candidatos brancos têm o dobro de chances de serem eleitos deputados em comparação a candidatos negros (pretos e pardos).
A pesquisa mostra que houve 3.117 candidatos negros disputando uma vaga na Câmara em 2018. Com 124 eleitos, a taxa de sucesso foi de 3,98%. No caso dos brancos, houve 4.425 candidatos e 386 eleitos, uma taxa de sucesso de 8,72%.
Essa disparidade pode ser ainda maior já que o estudo leva em consideração o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, baseado em autodeclaração, está sujeito a fraudes e erros, aumentando artificialmente o número de candidaturas negras.
O estudo indica, ainda, uma leve redução da desigualdade entre deputados federais de 2014 para 2018, mas, ainda assim, a maior parte dos estados registrou um índice de equilíbrio racial (IER) completamente desproporcional.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes