ANVISA
Brasil mantém uso de agrotóxico banido nos EUA e Europa
Agratóxico é suspeito de causar câncer e malformação de fetos
Por Da Redação
O carbendazim, um agrotóxico banido na Europa e nos Estados Unidos por suspeita de causar câncer e malformação de fetos é usado no Brasil, e sem análise, será mantido em uso por tempo indeterminado. A decisão de banir ou liberar o uso nas lavouras do país foi adiada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
No início de 2021, um estudo de técnicos da Anvisa já havia recomendado que o agrotóxico deixasse de ser vendido e aplicado nas lavouras do Brasil. A avaliação é de que o produto é tóxico mesmo em pequenas quantidades.
Ao UOL, Alex Campos, um dos diretores da Anvisa, disse que ele e os colegas tentarão retomar em 30 dias, as TPS (tomada pública de subsídios), na qual são consultados especialistas, além de outros órgãos, para mais informações técnicas.
Já a a assessoria da Anvisa disse que a decisão sobre o agrotóxico ainda não foi tomada e que segue as "boas práticas de sua atuação". O órgão regulador destacou que é preciso complementar o trabalho dos técnicos da agência, escrito num documento chamado AIR (Análise de Impacto Regulatório).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes