Brasil registra pela primeira vez região árida de deserto | A TARDE
Atarde > Brasil

Brasil registra pela primeira vez região árida de deserto

Situação foi causada pelas mudanças climáticas que aumentaram a temperatura da terra

Publicado sábado, 11 de novembro de 2023 às 16:27 h | Atualizado em 11/11/2023, 17:11 | Autor: Da Redação
Nota técnica lerta que o índice de aridez cai a patamares inéditos, aumentando áreas em desertificação.
Nota técnica lerta que o índice de aridez cai a patamares inéditos, aumentando áreas em desertificação. -

Mapas climáticos produzidos com dados dos últimos 30 anos apontam, pela primeir vez, que o Brasil tem áreas com clima árido, similar ao de desertos. egundo a pesquisa, isso foi causado pelas mudanças climáticas que aumentaram a temperatura da terra, associado à degradação gerada pelo uso humano.

Uma nota técnica produzida por cientistas do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgãos do governo federal, alerta que o índice de aridez cai a patamares inéditos, aumentando áreas em desertificação. 

O documento já foi entregue ao MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e demais órgãos que devem compor o plano de ação de mitigação ao problema.

"Nosso levantamento utilizou dados até 2020, e no novo mapa aparecem essas áreas áridas, mais precisamente na região norte da Bahia. A gente nunca tinha visto isso antes, essa é a primeira vez",  diz Javier Tomasella, pesquisador do Inpe e coordenador do estudo.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS